Etec Fernandópolis é a 6ª melhor escola estadual de São Paulo e a 23ª do Brasil

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Etec Fernandópolis é a 6ª melhor escola estadual de São Paulo e a 23ª do Brasil

O Ministério da Educação divulgou na última semana os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb - referentes ao ano de 2021 e a Etec Professor Armando José Farinazzo de Fernandópolis obteve nota 6.6. No ranking, a escola foi classificada com a maior nota entre as escolas estaduais de Fernandópolis e região de São José do Rio Preto, a 6ª maior nota do Estado de São Paulo e a 23ª maior nota do Brasil.
O Ideb é um instrumento usado para acompanhar os avanços e retrocessos referentes ao rendimento dos terceiros anos do Ensino Médio, buscando mensurar o desempenho da Educação e estabelecer metas para a melhoria do ensino. De acordo com a direção da escola, os resultados mostram que as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) mantiveram o desempenho de alto nível, apesar da pandemia de Covid-19.
Segundo a diretora, Valdete Magalhães, tais índices também são fruto de incentivo à leitura nas aulas, participação no “Projeto Biblioteca Ativa”, aulas práticas, utilização de laboratórios modernizados, atividades culturais, rodas de discussões sobre temas relacionados à atualidade, visitas técnicas e atividades práticas que são aplicadas diariamente, mesmo no período de ensino remoto emergencial. “O resultado do Ideb mostra que a equipe da Etec de Fernandópolis não mediu esforços para enfrentar os desafios presentes mesmo diante de uma pandemia. E hoje, vemos que o fruto dessa dedicação levou os alunos a se tornarem protagonistas na construção do seu conhecimento no processo de ensino/aprendizagem”, destaca a diretora.
Criado em 2007, o Ideb é um indicador nacional de monitoramento da qualidade da Educação frente a metas individuais pactuadas com o governo federal. De acordo com Valdete, o índice reúne os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. “Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)”, explica.
A nota média das Etecs no Ideb 2021 foi de 5,9, índice superior à média do Ensino Médio no Brasil, que foi 4,2. “A Etec de Fernandópolis conquistou índice 6,6, evidenciando assim a sua qualidade e superioridade no ensino. Parabéns aos professores, funcionários, coordenação e, principalmente, aos alunos pelo excelente desempenho”, parabenizou Valdete.