As escolas da rede pública municipal e estadual retomam as aulas hoje, 26, após um período de férias escolares. Estudantes da rede particular, segundo o Sindicato das Escolas Particulares de Rio Preto, devem retomar as aulas entre 1º e 3 de agosto.
Após o período de férias e descanso da criançada, as 30 unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação voltam a receber seus alunos do ensino infantil e fundamental. No total, são 6.293 crianças.
As escolas da rede municipal oferecem aulas do berçário ao 9º ano do ensino fundamental. Há ainda o programa EJA (Educação de Jovens e Adultos), que acontece na EMEF José Gaspar Ruas. A rede municipal de educação de Fernandópolis é composta também por uma escola agrícola, a EMEF Melvin Jones.
O ano letivo tem 200 dias, como determina a proposta pedagógica do calendário escolar. O encerramento do período de aulas regulares deste segundo semestres está previsto para 23 de dezembro.
Na rede estadual, em todo o estado de São Paulo, mais de 3,5 milhões de estudantes retomam às aulas e, já na primeira semana, vão passar por um processo de acolhimento e readaptação.
Segundo a Secretaria Estadual da Educação, ações serão realizadas visando reforçar e revisar o conteúdo passado ao longo do primeiro semestre "a partir de novas abordagens e vivências, de forma que os estudantes possam suprir as eventuais dificuldades de aprendizado".
A estratégia, diz a pasta, foi traçada a partir das evidências identificadas durante as atividades dos respectivos conselhos e no replanejamento para o segundo semestre letivo, nos quais foi identificado que ainda há o que avançar para mitigar as perdas educacionais causadas pela pandemia.