Programa 'Vem pra USP' premia alunos da Etec de Fernandópolis

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Programa 'Vem pra USP' premia alunos da Etec de Fernandópolis

Os alunos Leonardo Tsuzuki de Almeida, Julia Beatris De Oliveira e Samara Cristhie Gambero Berceli da Etec - Professor Armando José Farinazzo, de Fernandópolis, foram premiados na Competição da Universidade de São Paulo de Conhecimentos – CUCo 2022. Trata-se de um desafio criado exclusivamente para os estudantes da rede pública do estado de São Paulo, que faz parte do programa ‘Vem pra USP’ e FUVEST - Fundação Universitária para o Vestibular.

O objetivo do desafio é incentivar os alunos da rede pública de ensino paulista a ingressar nos cursos de graduação da USP, estimulá-los a melhorar o desempenho nas disciplinas que compõem o conteúdo programático dos processos seletivos de acesso no ensino superior, valorizar os estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e criar ações que tragam benefícios às escolas, aos seus alunos e à USP.

Participaram da competição, que foi realizada entre os dias 13 e 27 de maio, 408 alunos do Ensino Médio, Itinerários, Integrados e M-Tec da Etec Fernandópolis. Os estudantes foram orientados pelos professores e coordenadores João Otavio Furtado e Eder Junio.

Os três alunos classificados irão receber certificados da USP, terão a oportunidade de visitar laboratórios de pesquisa da Universidade e vídeo aulas especiais de preparação para o vestibular.

Segundo o coordenador do ensino médio, João Otavio, esse resultado é fruto de incentivo constante, aulas práticas, utilização de laboratórios modernizados, atividades culturais, rodas de discussões sobre temas relacionados à atualidade, visitas técnicas e simulados que são aplicados mensalmente.

Para a diretora da Etec, Valdete Magalhães, esse sucesso se deve também a parceria entre alunos, funcionários, professores, coordenadores, direção, pais e comunidade. “A combinação de todos esses fatores levou os alunos a se tornarem protagonistas na construção do seu conhecimento no processo de ensino/aprendizagem”.