“UM DIA TRISTE”: reitor da UB fala sobre o fim das negociações e o encerramento do internato na Santa Casa de Fernandópolis

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

“UM DIA TRISTE”: reitor da UB fala sobre o fim das negociações e o encerramento do internato na Santa Casa de Fernandópolis

Após uma verdadeira ‘guerra de notas oficiais’ entre a Universidade Brasil e a Santa Casa de Fernandópolis, sobre o internato do curso de medicina, o reitor Felipe Sigollo, em forma de artigo, falou sobre todas as tratativas que envolveram a universidade e declarou encerradas as negociações e, consequentemente, o internato dos alunos na Santa Casa.

“Um dia triste em que todos perdem: alunos, professores e preceptores da Universidade, pacientes da Santa Casa e toda a população desta região”, escreve o reitor.

Quanto aos alunos internos, Felipe diz que estão reorganizando as atividades letivas e todos receberão as informações em breve e não terão nenhum prejuízo no calendário acadêmico 2021-2022.

Além do internato, o reitor disse que também irá suspender os novos editais dos programas de residência médica junto a Santa Casa.

De acordo com informações extraoficiais, em breve a Universidade deve anunciar um novo local para internato dos alunos na região.

Entenda o caso

O internato foi interrompido após a Universidade não cumprir o prazo de renovação expedido pelo juiz Vinícius Castrequini Bufulin, que era o dia 27 de julho. Como não houve um acordo para renovação, o administrador judicial do hospital, Marcus Chaer, informou o reitor da universidade, Felipe Sigollo, no último dia 30, por meio de um ofício que “devido a não renovação do contrato, por ora, a partir de 02 de agosto, a Santa Casa de Fernandópolis não poderá ser campo de estágio de internato médico da Universidade Brasil até possível novo contrato”.

Na última segunda-feira, 09, alunos do curso de medicina em parceria com a COMAI – Comissão de Alunos Intercursos – realizaram uma carreata pedindo um posicionamento da Universidade Brasil sobre a retomada do internato na Santa Casa de Fernandópolis.

Ao chegarem a Universidade, uma comissão formada pelos alunos conseguiu falar com o reitor por meio de uma chamada de vídeo. Questionado sobre a retomada do internato, Felipe disse que está aguardando uma posição da Santa Casa. “Na sexta-feira me pediram o detalhamento da proposta que, foi enviado hoje de manhã”, disse o reitor que completou lembrando que a Santa Casa está sob intervenção judicial e que precisa aguardar a aprovação do juiz.

Na terça-feira, 10, a Santa Casa de Fernandópolis divulgou mais uma nota oficial referente às manifestações dizendo que não houve proposta coerente para estabelecer um novo contrato com a Universidade Brasil.

Leia na íntegra o artigo assinado pelo reitor Felipe Sigollo na edição impressa do final de semana do jornal CIDADÃO.