As escolas estaduais de São Paulo abriram as portas nesta segunda-feira, 8, para início do ano letivo de 2021. A volta das aulas presenciais ocorre 10 meses após o fechamento das escolas por conta da pandemia do coronavírus, com os alunos permanecendo em casa com aulas remotas. Balanço divulgada há pouco pela Diretoria Regional de Ensino - Região de Fernandópolis, cerca de 70% dos alunos programados retornaram as aulas presenciais.
Em Fernandópolis, 4,5 mil estudantes farão revezamento entre aulas presenciais e remotas. De acordo com o dirigente Regional de Ensino – Região de Fernandópolis – Cândido José dos Santos, as escolas estão preparadas para receber os estudantes. Com o protocolo de apenas 35%, a média de alunos por sala será de 10 a 13, para manter o distanciamento social. Os ônibus escolares também chegavam com apenas parte dos alunos que vão frequentar as aulas presenciais na primeira semana.
Os estudantes foram divididos em três grupos. A cada semana, um grupo tem aulas presenciais e os outros dois permanecem com aulas remotas (alunos das séries finais do ensino fundamental e ensino médio). Alunos das séries iniciais do ensino fundamental, o revezamento é diário, com um dia em sala de aula e dois em aulas remotas.
Agora pela manhã, a movimentação de chegada dos estudantes na Escola Libero de Almeida Silvares, na área central da cidade, foi tranquila e já seguia os protocolos de segurança sanitária. Os estudantes foram recebidos no portão por servidor com máscaras e face shield (protetor facial) fazendo a medição de temperatura e recebiam orientações para distanciamento social. Os alunos passavam pelo tapete sanitizante, lavavam as mãos no lavatório instalado ao lado do portão e logo na entrada do pátio já encontravam o totem de álcool em gel.