Maratona do Enem vai movimentar 1,8 mil estudantes em Fernandópolis

Provas serão aplicadas neste domingo, 17, e no próximo, 24, em 92 salas de aulas da FEF e Etec

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Maratona do Enem vai movimentar  1,8 mil estudantes em Fernandópolis

Em meio a pandemia do coronavírus e tentativas de adiamentos rechaçadas pela Justiça, 1,8 mil estudantes vão iniciar neste domingo, 17, a maratona do Enem - Exame Nacional do Ensino Médio. Na primeira rodada de provas, os estudantes terão que responder 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos e 45 de Ciências Humanas, além da redação. Já no segundo dia, no dia 24, serão mais 45 questões de Ciências da Natureza e 45 de Matemática.

Pela primeira vez, haverá a alternativa da aplicação de forma digital. Para quem optou pelo novo formato, as provas serão em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Quase 100 mil candidatos optaram pelo formato digital. No total, mais de 5 milhões de candidatos se inscreveram.

Em Fernandópolis, as provas serão aplicadas em dois locais. No campus da FEF – Fundação Educacional de Fernandópolis -  são 1,5 mil estudantes, e na ETEC Prof. Armando Farinazo, outros 350.

Os portões abrem às 11h30h, fecham às 13h e as provas, nos dois dias, começam às 13h30. No primeiro dia, 17, terminam às 19h, e no segundo, 24, às 18h30.
Por conta da pandemia, os estudantes serão distribuídos por 92 salas de aulas média de 20 alunos por sala cumprindo a regra de ocupação de 40% da capacidade da sala e distanciamento de 2 metros entre as carteiras dos candidatos. O uso de máscaras pelos candidatos será obrigatório. Estudantes com sintomas ou com a covid detectada não devem comparecer ao local de prova e podem solicitar a reaplicação do exame.

Segundo o Inep, esse documento pode ser um resultado positivo para coronavírus, na data de aplicação das provas; atestado ou relatório médico, conforme previsto nos editais do Enem. O documento será avaliado e, comprovada sua veracidade, o participante poderá participar da reaplicação do exame, nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2021.

Além do espaçamento entre os alunos, menos participantes por sala, a identificação dos estudantes será feita do lado externo das salas de aulas. Também será disponibilizado álcool em gel para todos os participantes e aplicadores. As salas de aula deverão priorizar a ventilação natural e aeração dos ambientes.

A organização do Enem criou uma regra inédita para que candidatos infectados pela covid-19 possam fazer a prova. Aqueles que testaram positivo para o novo coronavírus poderão fazer a avaliação em outra data. Para isso, podem informar ao Inep a condição até um dia antes da aplicação do exame. Caso o diagnóstico positivo ocorra no dia da prova, o candidato deverá entrar em contato pelo número 0800 61 61 61. Será necessário ainda anexar o boletim médico na Página do Participante, com as seguintes informações: Nome completo do participante; O diagnóstico médico com a descrição do caso; O código correspondente à Classificação Internacional
de Doença (CID 10); e A assinatura e identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento.