A secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do governo do estado, anunciou ontem, 29, a Biblioteca Municipal Professora Cleusa Maria Papani de Queiroz, de Fernandópolis, como uma das vencedoras do concurso “Acessibilidade em Bibliotecas”, que selecionou projetos para assegurar o acesso à leitura para pessoas com deficiência visual e motora. Como prêmio, a unidade vai receber um kit de equipamentos para atender esse público.
Os projetos foram selecionados por uma comissão julgadora, que analisou as condições de acessibilidade das bibliotecas interessadas. Ao todo, 55 municípios serão beneficiados e os equipamentos serão entregues em até 90 dias.
O kit conta com ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário, software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA e computador.
“Nós realizamos hoje um trabalho muito interessante com os deficientes visuais na contação de histórias. Esses equipamentos, no entanto, vão permitir a eles algo muito importante, que é a independência. Experimentar o prazer da leitura, com o apoio da tecnologia, será algo inesquecível para os nossos frequentadores”, afirma a secretária municipal de Esportes, Lazer e Cultura, Daise Duran.