Aluno da Etec poderá integrar equipe internacional da OBA

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Aluno da Etec poderá integrar equipe internacional da OBA

O aluno Vinicius Wacamatsu Montes Biagge do 3º ano A do Ensino Médio da Etec de Fernandópolis foi um dos alunos selecionados da XVIII OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia) para participar do processo seletivo para formar as equipes internacionais de 2016. Entre os vários objetivos da OBA, um deles é o de selecionar equipes para representarem o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, em inglês) e na Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA). Serão selecionados pelos coordenadores da OBA duas equipes de cinco alunos cada para representarem o Brasil nas Olimpíadas Internacionais, além de até cinco alunos “reservas”. Neste processo de seleção serão feitas algumas provas, mas somente com conteúdos de astronomia e de nível um pouco mais alto do que aquele usado na prova da XVIII OBA. Para participar da OLAA e da IOAA o aluno deverá ter menos de 20 anos no ano da referida olimpíada, 2016, logo nascidos depois de 31/12/1996 e não estar matriculado em nenhum curso de ensino superior.

De acordo com o critério de pré-seleção da OBA, onde figurou o aluno de Fernandópolis, “haviam sido escolhidos 1.000 alunos do nível 4, nascidos depois de 31/12/1996, que estão no 1º ou 2º ano do ensino médio, cuja definição da nota de “corte”, foi 7,5. Depois foram adicionados todos os alunos do 3º ou 4º ano, desde que nascidos depois de 31/12/1996 e com nota maior ou igual a 7,5.

Estes alunos do 3º ou 4º ano do ensino médio só poderão participar das equipes internacionais se ainda não tiverem ingressado no ensino superior em 2016. Além disso, os estados que não tiveram vinte alunos na lista acima, adicionamos alunos até chegar em vinte alunos, por estado, desde que dentre os elegíveis, as notas fossem maior do que 5,0”.

Serão realizadas três provas online e uma presencial, de onde sairão os 100 melhores brasileiros.