Em menos de uma semana, desde que se iniciou o prazo para inscrições de vagas remanescentes dos dois primeiros cursos do Pronatec - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego-, lançados em Fernandópolis, metade das inscrições já foram efetuadas na Unicastelo. O período para inscrições teve início na segunda-feira, 20 e vai até o próximo dia 2. Para a coordenadora do Programa em Fernandópolis, a professora Silvana Márcia Ximenes Mininel, até aqui, a procura já é satisfatória.
Com a parceria fechada entre a Unicastelo e Pronatec, a universidade oferece 200 vagas gratuitas para dois cursos técnicos, o de Técnico em Edificações - que prepara o profissional para atuação em empresas públicas e privadas de construção civil, escritórios de projetos e de construção civil e canteiros de obras- e o de Técnico em Segurança do Trabalho, cuja atuação está direcionada para instituições públicas e privadas, fabricantes e representantes de equipamentos de segurança.
Em entrevista, Silvana deu detalhes sobre o Programa, criado em 2011 pelo governo federal com objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público.
Até aqui, quantas inscrições já foram realizadas?
São 100 vagas para cada curso. Cerca de 50 pessoas já fizeram suas inscrições em cada um deles.
Como analisa a adesão dos fernandopolenses às ofertas dos cursos do Pronatec?
A receptividade junto aos alunos de Fernandópolis e região têm sido muito boa. Tenho recebido inúmeros e-mails e telefonemas solicitando informações sobre os dois cursos que serão ofertados no Campus da Unicastelo. A gratuidade dos cursos “Edificações” e “Segurança do Trabalho” , aliada a qualidade e infraestrutura oferecidas pela universidade tem sido o diferencial.
O que é preciso para se inscrever e concorrer a uma vaga?
É importante destacar que só poderão se inscrever para concorrer em 1ª e 2ª chamada os candidatos que tenham realizado o último ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio.
Quando e de que forma será realizado o processo seletivo e qual a previsão de início das aulas?
A matrícula dos selecionados em 1ª chamada ocorreu de 8 a 10 de julho. A 2ª chamada aconteceu de 15 a 17 de julho. As inscrições on-line para as vagas remanescentes serão feitas de 20 de julho a 2 de agosto. Para as vagas remanescentes não há exigência do ENEM, contudo o candidato deve ter concluído o Ensino Médio em 2012, 2013 e 2014. O início das aulas está previsto para o dia 10 de agosto.
Se não for possível atender toda a demanda, há a possibilidade de criação e novas turmas?
Sim, de acordo com disponibilidade do sistema (MEC). Foram disponibilizadas para Fernandópolis um total de 200 vagas para este semestre.
Em qual campus as aulas serão ministradas?
Há previsão de que as aulas aconteçam no Campus Fazenda.
Qual o diferencial do profissional capacitado nestes cursos e como vê este campo profissional no mercado de trabalho?
O curso de “Edificações” visa preparar o aluno para auxiliar a gestão técnica de empreendimentos imobiliários, em atividades como levantamento topográfico, elaboração de planilhas de orçamento e controle da obra. O profissional poderá supervisionar a execução de obras e providenciar suprimentos e serviços necessários para o andamento do trabalho. Poderá ainda desenvolver e elaborar projetos, seguindo normas e especificações técnicas fornecidas por superiores. Já o profissional em “Segurança do Trabalho” volta-se à formação de profissionais ecléticos que, além de necessitar conhecer normas técnicas, procedimentos de segurança e questões envolvendo saúde e higiene, são elementos fundamentais na composição da equipe de trabalho, pois funcionam como ligação entre trabalhadores, engenheiros, médicos e dirigentes de empresas.