Abril é o mês da campanha sobre a importância da prevenção e combate às diversas causas de cegueira. Simbolizada pelo laço na cor marrom, a ação visa conscientizar a população e reduzir a incidência dos principais problemas de visão. Existem casos de cegueiras reversível e irreversíveis. A cegueira ou perda da visão podem ter diversas causas, de modo que o tratamento varia de acordo com o diagnostico estabelecido pelo oftalmologista. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e evite a automedicação. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um especialista.
Possíveis causas
De acordo com ela, as principais causas da cegueira que são possíveis de recuperar a visão, são erros refrativos, catarata, opacidade d córnea, descolamento de retina (reversível se operado com urgência) e enxaqueca. Já as principais irreversíveis, destacam-se glaucoma avançado, DMRI (Degenração Macular Relacionada à Idade), retinopatia diabética avançada, deficiência de vitamina A (principalmente em crianças), neurite óptica (uma inflamação no nervo óptico, que leva as informações da retina para o cérebro) e ambliopia (popularmente conhecido como “olho preguiçoso”).
75% dos casos de cegueira no mundo são tratáveis
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 75% dos casos de cegueira no mundo são tratáveis. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, estima-se que existam 37 milhões de cegos no mundo. E 82% das pessoas que vivem com a cegueira têm mais de 50 anos.
Cinco pontos que ajudam a manter a saúde dos olhos em bom estado:
Equipamentos de proteção – a cegueira pode ocorrer por conta de acidentes de trabalhos ou esportes que apresentam perigo aos olhos. Então óculos com vedação lateral previnem fatalidades