Verão, que começa neste domingo, deve ter chuvas abaixo da média

Estação mais quente do ano inicia às 12h03 e se estende até março de 2026, sem influência de El Niño ou La Niña.

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Verão, que começa neste domingo, deve ter chuvas abaixo da média

No meio do dia deste domingo, 21, exatamente às 12h03, começa o verão, a estação mais quente e, tradicionalmente, a mais chuvosa do ano.

Neste ano, o verão começa cerca de seis horas mais tarde em relação ao verão 2024/2025, que começou às 6h20 da manhã. Apesar da variação no horário, a data costuma se manter entre os dias 20, 21 ou 22 de dezembro.

Essa diferença acontece porque o ano civil, com 365 dias, não coincide exatamente com o ano tropical, que é o tempo real que a Terra leva para completar uma volta ao redor do Sol. Essa discrepância é de aproximadamente seis horas por ano.

Por isso, a cada ano, solstícios e equinócios “atrasam” algumas horas no calendário. O ano bissexto ajuda a corrigir parcialmente esse descompasso, mas não o elimina completamente, resultando nessa alternância de horários: em alguns anos o verão começa de madrugada, em outros pela manhã, à tarde ou até à noite.

A estação mais quente do ano segue até às 11h45 do dia 21 de março de 2026. Segundo especialistas, o período não deverá sofrer influência de fenômenos climáticos como El Niño ou La Niña. A previsão indica um verão marcado por chuvas abaixo da média.

De acordo com a Climatempo, os meses de janeiro e fevereiro devem registrar temporais em todas as regiões do país, porém de forma irregular. Já em março, a tendência é de maior regularidade nas precipitações. No verão passado, o volume de chuvas ficou dentro da média, com 623 milímetros acumulados.

PRIMAVERA TEVE MENOS CHUVA EM FERNANDÓPOLIS

A primavera que está se despedindo não foi das mais chuvosas em Fernandópolis. Em comparação com a primavera do ano passado, houve uma redução de aproximadamente 34,8% no volume de chuva.

Em números, na primavera de 2024, apesar de uma estiagem mais prolongada — que só terminou em outubro —, o acumulado chegou a 537 milímetros. Já a primavera deste ano, que registrou chuvas mais cedo, somou 321 milímetros até este sábado, 20.

O DIA MAIS LONGO DO ANO

O início do verão coincide com o solstício de verão, que ocorre neste domingo, 21. Esta data marca também o dia mais longo do ano para quem vive no Hemisfério Sul, em razão da inclinação da Terra em relação ao Sol.

Nesse momento, a incidência de luz solar é máxima, fazendo com que o período diurno seja mais extenso. A partir do solstício, os dias começam gradualmente a ficar mais curtos, com o anoitecer ocorrendo cada vez mais cedo, até a chegada do solstício de inverno, que marca o dia mais curto e a noite mais longa do ano.

Se quiser, posso adaptar o texto para um formato ainda mais jornalístico, institucional ou para site/redes sociais.