Celebrações da Semana Santa vão reunir fiéis católicos na Matriz e nas novas paróquias

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Celebrações da Semana Santa vão reunir fiéis católicos na Matriz e nas novas paróquias

Católicos de Fernandópolis iniciam neste final de semana a celebração da Semana Santa que marca o encerramento da quaresma. Na Igreja Matriz Santa Rita de Cássia e nas novas paróquias dos bairros criadas pela Diocese, intensa programação vão mobilizar a comunidade católica até o Domingo de Páscoa. Em Fernandópolis, os católicos, representam 63% da população, segundo censo do IBGE.
Na Igreja Matriz Santa Rita de Cássia, sob coordenação do padre Zézinho, as celebrações começam neste sábado, 19h30, na Igreja da Aparecida com a celebração da Missa de Ramos. Neste domingo, as celebrações ocorrem na Matriz  com missas às 8h30, 18h00 e 20h00, com a tradicional benção dos ramos. O domingo de Ramos revive a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e abre oficialmente a celebração da Semana Santa. 
De acordo ainda com a programação, na quinta-feira, 13, a igreja celebra o Trido Pascal com missa às 20 horas na Matriz. Na Sexta-feira Santa, 14, as celebrações começam às 9 horas com confissões para os jovens; 15 horas, Adoração da Santa Cruz; e 19 horas, procissão com saída da Matriz e que é organizado pela juventude católica. No sábado, 15, acontece a Vigília Pascal às 19h30. No domingo, 16, a celebração da Páscoa, com missa e batizados às 8h30 e missa às 19h30.
Com as três novas paróquias criadas pela Diocese, também acontecem celebrações nas comunidades São Bernardo, Santo Expedito e São Pedro e seus respectivos núcleos. 
Também estão previstas celebrações na Paróquia São Luiz Gonzaga da Brasilândia, coordenada pelo padre Marton e inclui comunidade São Paulo Apostolo (Jardim Paulista). 

Diocese anuncia três novas paróquias na cidade 

Em documento intitulado “Carta Ao Povo De Deus” o bispo diocesano, Dom José Reginaldo Andrietta anunciou no mês passado a criação de três novas paróquias em Fernandópolis: a Paróquia São Pedro  dos bairros Ubirajara/Trevo (Núcleo I), a Paróquia Santo Expedito (Núcleo II) e a Paróquia São Bernardo do bairro São Bernardo (Núcleo III).
“Após longa reflexão, iniciada há anos por Dom Demétrio Valentini e pelos padres que atuaram nessas regiões pastorais, contando com reflexões dos padres que atuam hoje em Fernandópolis, dos Conselhos Pastorais Comunitários sob suas responsabilidades, do Conselho Diocesano de Pastoral, do Colégio de Consultores da Diocese e do Conselho Diocesano de Presbíteros, concluímos que as Comunidades dos referidos Núcleos estão preparadas para assumirem plenamente a condição de Paróquias, em corresponsabilidade com as demais Paróquias da Igreja Diocesana”, anunciou o bispo.
Com as novas paróquias, a distribuição ficou assim: Paróquia São Pedro (Núcleo I), coordenada pelo padre Junior reúne as comunidades São Pedro (Jardim do Trevo/Ubirajara), São João Batista (Araguaia), São Sebastião (Paraíso), Nossa Senhora de Fátima (Cohab Antonio Brandini), Santa Clara (Uirapuru), São José (Wilfredo Nazaré) e Santa Mônica (Alto das Paineiras).
A Paróquia de Santo Expedito (Núcleo II), com o padre Rodolfo,  coordena as comunidades  Santo Expedito (Morada do Sol),  Nossa Senhora do Carmo (Ipanema), Senhor Bom Jesus (Independente), Nossa Senhora de Guadalupe (Paulistano), Santa Terezinha (Por do Sol), São Francisco de Assis (Parque das Nações), São Benedito (Jardim Redentor), Nossa Senhora do Rosário  (Rosa Amarela) e Nossa Senhora das Graças (Universitário).
Na Paróquia São Bernardo (Núcleo III), coordenada pelo padre Miguel, foram reunidas as comunidades São Bernardo (São Bernardo), São Antonio (Corinto), Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Santo Antonio), São Judas Tadeu e Santa Luzia (Palma Mininel). 
A instalação dessas paróquias ocorrerá no dia 22 de maio de 2017, na missa presidida por Dom José Reginaldo Andrietta e concelebrada pelos padres da Diocese, na Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia, às 9 horas. 
Nessa mesma data será oficialmente instalado o Conselho Pastoral de Fernandópolis com representantes das cinco Paróquias desse município, tendo por incumbência planejar, impulsionar e avaliar a Pastoral de Conjunto, em sintonia com as orientações Diocesanas.