“Viola Caipira” atrai cada vez mais os jovens

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

“Viola Caipira” atrai cada vez mais os jovens

É crescente o interesse pela viola caipira, um retorno às origens, que atrai gente cada mais jovem. Tanto que o novo curso que está sendo iniciado pelo professor Francisco Ferreira de Souza, ou melhor, Thito, abre espaço para iniciantes a partir de 9 anos e, claro, uma viola caipira, além de morar em Fernandópolis.

Desde segunda-feira, 13, estão abertas as inscrições para o curso de Viola Caipira que é ministrado pelo professor Thito que comanda a Orquestra de Viola desde 2004. As inscrições podem ser feitas na sede da Corporação Musical, embaixo das arquibancadas do Estádio Municipal. O projeto tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

“Não precisa ter nenhum conhecimento, pois o projeto visa justamente dar essa formação ao indivíduo que deseja aprender a tocar viola Mais que vontade, é necessária paixão pelo instrumento e uma boa dose de disciplina”, costuma dizer o professor Thito.

As aulas serão ministradas todas as segundas-feiras, divididas em três turmas. A primeira, de iniciantes, será das 17h às 18h, a segunda das 18h às 19h, os alunos intermediários se reunirão sempre das 19h às 20h. Os violeiros que já fazem parte da Orquestra terão ensaio das 20h às 22h.

Segundo o professor, a viola caipira é um patrimônio cultural. “Nós trabalhamos a ideia de que as histórias dos verdadeiros pioneiros de nossa terra são contadas, muitas vezes, através de canções, onde consta a grande epopeia da construção das cidades do interior do centro-sul brasileiro”, descreveu.

A Orquestra de Violeiros, que hoje conta com 25 integrantes, existe desde 2004 e vem conquistando cada vez mais adeptos do gênero, já tendo se apresentado em eventos por diferentes regiões do país. Diferentemente dos anos anteriores, agora o grupo passa a se reunir semanalmente na sede da Corporação Musical e não mais no Teatro Municipal.