Estamos chegando ao fim de mais um verão. O outono começa oficialmente no dia 20 de março, segunda-feira, às 7h29, pelo horário de Brasília. Conhecida como a estação de transição do verão para o inverno, o outono é aquela estação que apresenta características das duas estações: dias de muito calor ou dias frios e temperaturas amenas.
No ano passado, durante o outono, Fernandópolis registrou temperaturas acima de 40 graus em abril, o que provocou uma onda de incêndios florestais.
O verão que está indo embora, não foi dos mais chuvosos na região de Fernandópolis. No entanto, a meteorologia está prevendo para este sábado e domingo, 18 e 19, elevado volume de chuva na região, que pode ultrapassar a marca de 60 mm. A probalidade desse volume de chuva, segundo a Climatempo, é de 75%.
O acumulado de chuva no período de 20 de dezembro até quinta-feira, dia 16, atingiu a marca de 574,9 milímetros (cada milímetro correspondente a um litro d´água por metro quadrado), bem menos que o volume acumulado de chuvas registrado no verão passado, que foi de 799,9 mm.
Com base em números do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas, que mantém três bases de coleta de dados na região (Fernandópolis, Estrela d´Oeste e Indiaporã), o verão 2016/2017 teve mais dias quentes em relação ao verão 2015/2016. Foram 17 dias com registros de temperaturas acima de 34 graus. No ano passado, mais chuvoso, foram 13 dias com temperatura acima de 34º.
No ano passado, em março, Fernandópolis registrou a maior precipitação pluviométrica dos últimos anos. Entre o sábado e domingo, a cidade registrou temporal com chuva de 169 mm e 665 raios nuvem-solo (raios que atingem o chão) em Fernandópolis. O volume de chuva causou estragos pela cidade. O prejuízo causado pelo temporal foi calculado em R$ 2 milhões pela prefeitura. Neste verão, a chuva mais intensa foi de 63 milímetros no início de janeiro.
O verão com menos chuva refletiu no reservatório da Usina de Água Vermelha que este ano chega em março com 65% do volume útil de armazenamento de água, contra 99,3% registrado no mesmo mês do ano passado.