“Passeio Ciclístico” propõe resgate cultural e turístico da região de Mira Estrela

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

“Passeio Ciclístico” propõe resgate cultural e turístico da região de Mira Estrela

A cidade de Mira Estrela compõe o circuito de cidades que estão encravadas na orla do grande lago da Usina de Água Vermelha. Essa é a principal característica da região que será objeto de resgate cultural e turístico com a realização do 1º Passeio Ciclístico que agrega ainda viés solidário, já que propõe arrecadar leite para o Parque Residencial São Vicente de Paulo (Asilo) de Fernandópolis.  
O evento é organizado pelo Comtur – Conselho Municipal de Turismo, com apoio dos empresários da região. As inscrições, que continuam abertas podem ser feitas pelo site www.miraestrelaturismo.com.br, vão até o dia 7 de março. O leite deverá ser entregue no dia do passeio. 
De acordo com a equipe organizadora, o evento faz parte da agenda de comemoração do aniversário da cidade, que completa 52 em março (dia 21). Mais de 500 ciclistas são esperados pela organização que ainda oferecerá café da manhã e vários brindes e medalhas a todos os participantes.
RESGATE HISTÓRICO
De acordo com Jean Lipter e Gleice Castrequini, o percurso de 55 km foi pensado para promover um resgate histórico da cidade de Mira Estrela, evidenciar seu potencial turístico e promover uma interação com o meio ambiente. “A prova será toda por estradas de terra, passando por fazendas, condomínios, parque ecológico e vai terminar na Prainha de Mira Estrela, onde será desenvolvida vasta programação”, diz Gleice. 
O trajeto será divido para profissionais, intermediários e iniciantes. Uma das surpresas do passeio é a passagem pelo “Mountain Bike Farm Park”, um parque de iniciativa privada que oferece aos ciclistas uma trilha de 5 km com uma estrutura diferenciada e bem atrativa para os amantes do esporte. “Circuito semelhante com esse padrão o mais próximo está localizado em Campos do Jordão”, diz Jean Lipter. 
Um carro de som com um guia turístico irá animar os atletas e contar um pouco da história de Mira Estrela. 
CICLISTAS 
Desde que as inscrições foram abertas, a organização da prova está recebendo contato de ciclistas de todo o Estado interessados na prova. Hotéis, ranchos e pousadas da região já estão recebendo reservas de hospedagem. Os organizadores trabalham com expectativa de reunir 500 ciclistas na prova. 
A prova terá encerramento na Prainha com entrega de medalhas para todos os participantes, sorteio de uma bicicleta, brindes, som ao vivo e os ciclistas poderão participar de uma galinhada ao valor de R$ 15,00 por pessoa. Haverá um estacionamento exclusivo para as “Bikes” dos atletas, além de ônibus e vans para que os ciclistas retornem ao local da largada. Na prainha também acontecerá a final do Campeonato de Futevôlei com a participação do ex-jogador Mauricio da Seleção Brasileira de Vôlei que também estará na prova ciclística. 
Para garantir segurança no evento, a organização está mobilizando grande equipe incluindo o apoio da Polícia Militar. Vários pontos de hidratação com água, ambulância, técnicos de saúde e colaboradores estarão disponíveis ao longo do percurso. O evento será aberto ao público podendo contar com equipes profissionais e também com a participação de grupos ciclísticos da região. “As crianças devem estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis. É aconselhável que todos utilizem equipamentos de segurança como capacetes e roupas adequadas para pedalar”, informa a organização. Mais informações na assessoria de imprensa do município pelo telefone (17) 3846-1163, Jean (17) 99781-1190.