O Teatro Municipal de Fernandópolis, que integra o Centro Cultural Merciol Viscardi está passando por período de manutenção e deve reabrir a partir de março com os primeiros espetáculos do calendário de eventos. Esta semana, o prefeito André Pessuto assinou decreto alterando dispositivo do regulamento e uso das dependências do Teatro Municipal.
A secretaria de Cultura, Iraci Pinoti revelou que a alteração no regulamento visa propiciar melhor funcionamento do espaço. “É um bem público, que tem custo de manutenção e precisa de regras claras para seu uso”, explicou.
O Teatro é um espaço que tem uma manutenção minuciosa como lavagem a seco dos carpetes e tecidos, revisão da iluminação, do som, do sistema de ar condicionado. “Isso tudo precisa de revisão constante, para que o teatro possa ser utilizado na plenitude”, acrescentou a secretaria.
Através do decreto que alterou a regulamentação, tornando mais clara a forma de utilização de suas dependências, ela espera criar uma receita própria para a manutenção. Assim, toda a receita gerada pelo Teatro será destinada ao Fundo Municipal de Cultura que tem a finalidade investimento em projetos culturais e manutenção do espaço.
Pelo decreto assinado pelo prefeito, alterando regulamento editado em 2009, foram feitas alterações pontuais sobre o uso do espaço. Para espetáculos artístico/cultural, profissional, com venda de ingresso, o equivalente a 10% do valor bruto da bilheteria , por sessão, será revertido ao Fundo de Cultura. Esse valor não poderá ser inferior a três URMs - Unidades de Referência do Município, hoje equivalente a R$ 774,24.
Na utilização do teatro, não poderá ingressar público superior ao número de cadeiras, que é de 317. De acordo com o novo regulamento, caso o cessionário não cumpra as cláusulas, a autorização poderá ser suspensa e ficará impedido de solicitar nova cessão pelo prazo de dois anos.
A secretaria de Cultura disse que está concluindo a fase de reorganização do teatro e prevê para março a abertura do calendário cultural na cidade com o Circuito Cultural e Circuito Sesc, que já começam agendar espetáculos.