AVCC chega aos 19 anos com história de luta e apoio ao paciente com câncer

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

AVCC chega aos 19 anos com história de luta e apoio ao  paciente com câncer

Hoje, 4 de fevereiro, é Dia Mundial do Câncer que tem como tema da campanha 2016-2018 “Nós podemos. Eu Posso” e tem o intuito  de mostrar como todas as pessoas, em conjunto ou individualmente, podem ajudar a reduzir o câncer no mundo.
O tema da campanha tem tudo a ver com a história da AVCC – Associação de Voluntários no Combate ao Câncer de Fernandópolis, que neste sábado, 4, está completando 19 anos de fundação. A comemoração será no dia 18, com a tradicional quermesse no Centro Pastoral da Aparecida. 
Na luta contra um câncer que descobriu em 1994, Cândida de Jesus Silva Nogueira, a Candinha, foi quem lançou a semente do projeto da AVCC que mais tarde deu origem ao projeto do Hospital de Câncer. 
Este ano, em junho, durante a ameaça de fechamento da Unidade do Hospital de Câncer de Fernandópolis, Candinha Nogueira, a fundadora da AVCC revelou ao CIDADÃO o desejo que brotou em seu coração com uma pergunta: “Como é que vivem as pessoas com câncer?”. Pessoas começaram a se reunir e movimentar a ideia. Há 19 anos, o tema atual da campanha do Dia Mundial do Câncer, “Nós Podemos. Eu Posso”, já era colocada em prática em Fernandópolis. 
Foi no dia 4 de fevereiro de 1998 que foi fundada oficialmente a AVCC  que, mais tarde, ousou sonhar com a construção de um hospital para atendimento aos doentes de câncer. “Foi o povo que fez aquele hospital”, diz Candinha lembrando a história de lutas. Hoje, o Hospital de Câncer se transformou na Unidade de Prevenção ao Câncer de Fernandópolis e é administrada pela Fundação Pio XII de Barretos e com o credenciamento pelo SUS, afastou completamente a ameaça de fechamento. 
“O que mais me orgulha é saber que fui escolhida por Deus para plantar uma semente. A semente você planta, outros regam, cuidam e outros colhem. Eu colhi dessa semente, porque na época que precisei a AVCC cuidou de mim”, disse Candinha na entrevista.
Após a passagem do Hospital de Câncer para a Fundação Pio XII, a AVCC voltou às origens. Hoje instalada no antigo prédio do Albergue Noturno, cedido pela Loja Maçônica Benjamin Reis, a entidade presta assistência a 60 pacientes com câncer e mobiliza uma massa de cerca de 500 voluntários em mais de duas dezenas de equipes de trabalho sob a coordenação do presidente é Roberto Artur da Silva. Candinha continua na luta, como voluntária, desde o dia que lançou a semente da AVCC. Todos os dias, voluntários movimentam a entidade, seja para confeccionar pães, roscas, preparar lanches, realizar bordados, etc...
A entidade desenvolve uma série de atividades desde fornecer uma cesta básica mensal, além de um kit legume e mais 6 litros de leite por semana, sendo que na última semana, o legume é substituído por fruta. 
Hoje a AVCC funciona com a ajuda da população. Não recebe verba do governo. Tem apenas participação de 0,5% numa porcentagem de 2% que a Sabesp destina a Fernandópolis (1,5% para a Santa Casa e 0,5% para AVCC).  O recurso refere-se a 2% do lucro operacional da Sabesp. O percentual foi inserido na renovação do contrato da empresa com o município de Fernandópolis. Em 2016, a  AVCC recebeu repasse de R$ 31,2 mil. 
QUERMESSE
Para comemorar, além é claro, de angariar fundos para a manutenção de seus trabalhos, será realizada no dia 18 de fevereiro uma grande quermesse dançante da AVCC. O evento, organizado pelos voluntários e colaboradores da entidade, será realizado no salão paroquial da comunidade Nossa Senhora Aparecida, a partir das 20h. A entrada é franca, porém, quem quiser, pode adquirir o kit que dá direito a uma cartela do bingo de uma bicicleta, que será realizado durante o evento, além de um frango assado. “Contamos com a presença de todos para comemorarmos juntos mais um aniversário da AVCC e de quebra, colaborarmos para mantermos nossa entidade de pé. Ela começou como um sonho e só se tornou realidade graças à população de Fernandópolis que colabora com ela nesses 19 anos em eventos e promoções como essas”, convidou Candinha Nogueira. Durante a quermesse serão realizados leilões de prendas como frangos e porcos assados, além da comercialização de bebidas, pasteis, espetinhos, porções, etc. Mais informações pelo telefone: 3462-5070.