A EELAS – Escola Líbero de Almeida Silvares – lançou essa semana uma campanha, em sua página oficial no Facebook, convidando seus egressos à participarem de um projeto cujo objetivo é montar um mural com a foto deles para recepcionar os novos alunos. Em menos de 48 horas a campanha já tinha ganhado dezenas de adeptos.
“A EELAS, está preparando o acolhimento dos alunos 2017 e uma das atividades será o memorial de fotos de ex-alunos, professores e funcionários. Gostaríamos da participação de todos, por favor enviar até 29-01, uma foto pela página do Face, com as seguintes informações: Foto (Preferencialmente identificando sua profissão); Profissão; Cidade Atual; Período de estudo na EELAS. Por favor compartilhe essa informação com seus amigos da época... Agradecimentos especiais aos que já anteciparam nosso pedido e já estão divulgando”, diz a mensagem postada na página da escola.
O efeito foi imediato. Em questão de minutos as fotos começaram a aparecer nos comentários e a cada nova imagem surgia um comentário convidando um ex-colega de sala para também participar da iniciativa.
“Frequentei essa escola no Ensino Médio entre 1982 a 1984 e recordo com muito carinho. O Ensino proporcionou-me a aprendizagem de valores fundamentais: a igualdade, a justiça e os valores para o meu crescimento. Dos professores, recordo-me de todos que ensinaram-me aquilo de que mais gostavam com grande mestria e dedicação. Dos colegas guardo também gratas recordações e alguns deles continuam meus amigos e muitos se foram. Fui para a FEF e cursei Geografia e hoje sou Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico de Geografia da Diretoria de Ensino de Fernandópolis”, postou Shirley BordignonUliana.
A adesão foi tanta que o diretor da escola, Carlos Cabral, teve que solicitar a ajuda dos companheiros da escola para a tarefa.
“Confesso que perdi um pouco o controle (risos). As fotos vêm de todos os lados, vêm pela minha página pessoal, por Whatsapp pelo in box da página da escola, nos comentários, de tudo quanto é canto (risos). Tive que pedir a ajuda para um professor nosso, que entende mais de redes sociais do que eu, para me ajudar”, contou Cabral.
INICIATIVA
Brincadeiras à parte, Cabral lembrou que a iniciativa faz parte do processo de acolhimento dos novos alunos e que a história de vida dos egressos serve como um incentivo para eles.
“Ao longo dos mais de 60 anos da EELAS, milhares de pessoas começaram a escrever a história de suas vidas aqui. Nós tivemos até um governador do estado - Luiz Antônio Fleury Filho – que estudou aqui e tantos outros médicos, advogados, juízes, promotores, professores, etc, que tiveram sua primeira formação nessa escola. Isso mostra que se os alunos que ingressarem agora se dedicarem, eles podem ser os médicos, advogados, juízes, promotores, professores e até governadores de amanhã”, disse o diretor.
Perguntado sobre se alguma mensagem de ex-alunos lhe chamou atenção, Cabral se emocionou. Ele lembrou de um casal, que hoje mora em Goiânia/GO, que se conheceu no colégio.
“Eles me chamaram para pedir se poderiam tirar uma foto juntos na frente da loja que hoje possuem para mostrar o que conseguiram na vida graças ao estudo que tiveram na EELAS. Era justamente esse tipo de história que esperávamos quando lançamos o projeto”, concluiu Cabral.