Estimativas do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – apontam que mais de 10 milhões de brasileiros estão desempregados. A realidade que atinge todo o território nacional, também chegou a Fernandópolis e sabendo disso, uma radialista decidiu colaborar com os que estão à procura de emprego.
Há cerca de um ano, Clara Moreno, decidiu compartilhar com seus amigos do Facebook, algumas ofertas de empregos que tomava conhecimento. A simples iniciativa que visava ajudar as pessoas a encontrar um trabalho, ganhou repercussão e hoje, centenas de pessoas visitam seu perfil diariamente em busca de uma vaga.
“Comecei as postagens, quando uma pessoa me perguntou se eu poderia postar na minha página de relacionamento sua solicitação de emprego para ajudá-la. Era um emprego para uma secretária doméstica. Postei e como deu retorno decidi daí então sempre que visse alguma oferta de vaga postar no meu Facebook”, explicou Clara Moreno.
Com a grande repercussão das postagens, alguns empresários começaram a lhe procurar para divulgar vagas em suas empresas, o que aumentou ainda mais o número de anúncios. “De uma ou duas passou para seis até dez postagens de emprego por dia. Isso é muito gratificante, pois mostra que as pessoas confiam em mim, mesmo sem me conhecer pessoalmente”, completou.
Como no Brasil praticamente nada sai de graça, com o aumento das postagens também surgiram alguns questionamentos sobre as intenções de Clara.
“Já vieram me perguntar se trabalho para alguma agência de emprego, ou me pagam por isso. De forma alguma, meus trabalhos são totalmente diferentes, sou radialista e professora, faço isso com o mero intuito de ajudar as pessoas, afinal hoje no Brasil são 10 milhões de desempregados. Quis fazer do meu ‘Face’, além das minhas postagens pessoais e dos meus trabalhos, algo para poder ajudar o próximo”, afirmou.
A retribuição para ela vem por meio da gratidão das pessoas que conseguem um emprego graças a essa simples iniciativa.
“Uma vez uma moça veio através do meu in box (chat do Facebook) para agradecer. Ela tinha visto um anúncio de emprego para vendedora, e conseguiu a vaga. Um mês depois, segundo ela, estava feliz por ter conseguido o trabalho depois que viu minha postagem no Facebook. Me senti realizada, pois tinha atingido meu objetivo. Ajudar”, disse.
MODINHA
Com a grande repercussão da iniciativa de Clara, hoje várias outras pessoas começaram a fazer o mesmo. Perguntada sobre se isso lhe incomoda ela disse que não.
“Já me incomodou, mas hoje fico feliz, pois sei que o que se faz certo as pessoas ampliam, e para esta finalidade - ampliar a visualização do anúncio - ajuda bastante. Alcançar pessoas que necessitam de um emprego hoje é a prioridade. Tenho hoje uma parceria com uma moça que tem sua página de empregos, assim que posto, ela posta no dela, e as delas eu posto na minha página. Hoje é uma troca saudável, e como disse, fico feliz que hoje muitas pessoas compartilham as nossas postagens. Ajudar o próximo é e sempre será meu objetivo maior, isso me faz bem, mesmo que não tenha retorno, me faz muito bem”, concluiu.