Praça ganha lona de Circo para o Encontro Internacional de Palhaços

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Praça ganha lona de Circo para o Encontro Internacional de Palhaços

A praça central de Fernandópolis vai se transformar em um circo para a quarta edição do Encontro Internacional de Palhaços de Fernandópolis que começa na terça-feira, 17. “Um Circo que pousa sobre a cidade como uma nave para criar a estação do riso. Vai ser sensacional”, diz o coordenador do evento Rafael Guerra de Aquino. Segundo ele, o evento este será o mais democrático, com atrações também nos bairros e tudo isso gratuitamente. 
Outra novidade do evento é a programação ampliada. O encontro que começou com quatro dias de atrações, este ano terá sete dias intensos. São cerca de 40 apresentações de grupos que virão de várias partes do Brasil e, cinco deles, são de países da América do Sul: Uruguai, Argentina e Colômbia. 
A programação para este ano também foi alterada. A tradicional Palhaceata, isto é, a Passeata de Palhaços, que nas edições anteriores acontecia no sábado pela manhã, este ano será na quinta-feira, 19, às 15h30. “O cortejo com muitos palhaços acontece pelo centro da cidade e no final uma roda será formada na Praça da Matriz a partir dai a magia do riso acontece”, prevê o coordenador Rafael Guerra de Aquino.
Outra novidade da programação serão as apresentações na Praça da Matriz no horário de almoço, às 11 horas, um horário alternativo para as tradicionais apresentações de fim de tarde (Veja a programação completa no quadro nesta página).
NOS BAIRROS
O Encontro Internacional de Palhaços vai para os bairros esse ano. Os organizadores também programaram apresentações em entidades sociais. A primeira apresentação na terça-feira, 17, será na Casa Abrigo Cofasp no Jardim Santa Barbara, às 10 horas. A “Cia. Mais Maior de Circo” apresentará o espetáculo “Palhaços, Bagagens e suas Viagens”. 
Na quarta-feira, 18, serão duas apresentações às 10 horas, na Associação Comunitária Maria João de Deus no Ipanema com o espetáculo “Segura, Mamãe” pelo grupo  Cia da Sorte de Brasília. Na Associação Henry Pestalozzi no Parque das Nações, o grupo Cia Moscas Volantes de Hortolândia apresenta “Forfé”.
Outros dois grupos vão se apresentar em entidades na quinta-feira, 19, 10 horas. Na Casa Semi Liberdade, o grupo Irmãos Bigode da Argentina/Colômbia, apresenta o show “Distrair e Destruir”. No Projeto Sonhadores apresentação será da Cia Pé de Cana de Iracemápolis com espetáculo “Circo Doisdo”.
A Associação Austa de Souza do Jardim Araguaia receberá na sexta-feira, 10 horas, a Trupe Quintal Circense de São José dos Campos com “Delgado e Fununcia Show”. 
A programação do 4º Encontro Internacional de Palhaços agendou também seis oficinas que acontecerão na sede da Ceads (Guarda Mirim Feminina), de terça a sexta-feira, às 9 e 10 horas. Tudo de graça.
O coordenador do evento internacional, Rafael Guerra de Aquino está otimista. Na coluna Observatório, que você lê nesta edição do CIDADÃO (Página 8-A), Rafael fala desse projeto que insere Fernandópolis no cenário internacional da arte palhacesca.