Em busca de recursos, entidades montam barracas na Praça até o Natal

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Em busca de recursos, entidades montam barracas na Praça até o Natal

Desde segunda-feira, 12, o centro da cidade ganhou movimentação com toque de Natal. Na Praça Joaquim Antônio Pereira, iluminada e decorada, a presença do Papai Noel, o trenzinho da alegria, os brinquedos infláveis, uma área gourmet que circunda a praça e, o comércio aberto até às 22 horas, compõe o cenário que lembra a todos que o Natal está chegando. 
Em meio ao cenário feérico estão entidades, que buscam ainda em 2016 recursos para tentar fechar as contas, que estão no vermelho, por conta da crise avassaladora que atinge a todos. Quem circula pela área gourmet que ocupa as pistas laterais da praça, encontra os voluntários trabalhando com afinco. Eles vestem a camisa em prol de uma causa: manter as entidades de portas abertas em 2017.
É o caso da turma da Apadaf – Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos, que ocupa espaço e está oferecendo aos fernandopolenses comida típica, o “caribó”, servida em uma cestinha feita com massa de pastel e recheada com frango ou carne e catapury. A entidade luta para fechar as contas deste ano, como revela a tesoureira Maria Aparecida Paula Machado de Souza. “Esperamos a população para nos ajudar nesta empreitada”, diz.
Um pouco mais adiante, está outra entidade, a ADVF – Associação dos Deficientes Visuais de Fernandópolis. Nathalia Mafra, coordenadora de projetos da entidade, que luta para tocar o projeto da mãe Célia Mafra, que faleceu recentemente, diz que a entidade que atende cerca de 100 pessoas entres deficientes visuais e portadores de outras deficiências, chegou a lançar uma “vakinha online – Salve a ADVF” para levantar pelo menos R$ 60 mil , montante da dívida acumulada. “Estamos lutando com todas as forças para não fechar as portas em 2017”. Na Praça, em frente a Casas Bahia, a entidade tem a barraca para comercializar pasteis de queijo e carne, além de bebidas. A renda já tem destino certo. 
Do outro lado, pela Rua São Paulo, está a barraca da turma do Ejocri, juventude católica que desenvolve diversos projetos sociais. Juliano Fortunato Godoi de Souza, que está na coordenação, diz que a renda da barraca será revertida para a evangelização da juventude que realiza todo ano um retiro para jovens. Na barraca, é servida macarronada e todo tipo de bebida. 
O Lions Clube Fernandópolis também está na praça com barraca de espeto, kafta e escondidinho de carne seca e frango. O presidente do clube, Marcos Narita, diz que o trabalho visa levantar recursos para projetos sociais, “dentro do lema servir desinteressadamente”. 
A área gourmet conta ainda com outros espaços, com diferentes tipos de comidas e faz parte da programação de fim de ano. 
ATRAÇÕES
Além da presença do Papai Noel, que foi recebido pelas crianças na noite de segunda, a prefeitura reservou uma série de atrações para as noites até o natal, seguindo a abertura do comércio à noite, até o dia 23 de dezembro. 
O Papai Noel continuará recebendo crianças na sua “Casinha” na Praça até o dia 22, das 20 às 22 horas. Na chegada, na segunda-feira, ele recebeu a chave da cidade entregue pela prefeita Ana Bim para reinar entre as crianças. 
No palco montado na praça, diversas atrações estarão se apresentando durante o período que antecede o Natal. 
A praça, toda iluminada, é um convite para o passeio da família. Este ano, escolas da rede municipal de ensino ajudaram na decoração, procurando ampliar o clima de natal, utilizando material reciclado. 
Durante o período de natal a prefeitura programou shows para a praça. A partir de segunda-feira, 19, apresentação do Coral dos Cras, Coro Municipal, Coral da Unati, Coral da Memei e Osfer ; dia 20, performance das academias Pró-training e New Ritmo; dia 21, Mega Show; dia 22, Show de Talentos e Josafá (Cover do Raul Seixas), e no dia 23, Dupla Douglas e Miguel. As apresentações serão sempre no palco na Praça a partir das 20 horas.