Na semana do Doador, Banco de Sangue alerta para quadro crítico de estoque

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Na semana do Doador, Banco de Sangue alerta para quadro crítico de estoque

A Semana do Doador de Sangue tenta tirar o Banco de Sangue do Núcleo de Hemoterapia de Fernandópolis do vermelho. “Precisamos de todos os tipos de sangue”, alertou no início da campanha, Rosangela Santos, da equipe de captação. A campanha vai até este domingo, 27.  O Núcleo ficará aberto das 8 às 12 horas para atender doadores hoje e amanhã. A Semana do Doador de Sangue integra a programação da 1ª Semana de Prevenção, Saúde e Doação de Sangue “João Pedro Azevedo”. 
O Núcleo de Hemoterapia de Fernandópolis está completando 20 anos de instalação e atende uma rede de hospitais que vai de Cosmorama a Ilha Solteira. “Geralmente somos obrigados a buscar sangue em outros centros para atender a necessidade. Hoje o nosso banco de sangue atende pacientes de todo o Brasil. Basta ver que pessoas atendidas pelo Hospital de Câncer de Jales e o Hospital Cardíaco de Votuporanga, além dos demais hospitais e Santas Casas”, explica.
Atualmente o Núcleo de Hemoterapia de Fernandópolis não faz mais coletas externas em municípios como antes, que contribuía e muito para garantir o estoque de sangue. “Hoje atendemos apenas os doadores que vêm ao Núcleo e com isso dependemos dessa consciência da população”. 
Nas últimas campanhas, o resultado não atendeu a expectativa do Núcleo de Hemoterapia. Com as festas de fim de ano a preocupação aumenta e pode faltar sangue. Para doar sangue, o doador precisa estar com boa saúde. Caso esteja resfriado é necessário aguardar sete dias do desaparecimento de sintomas. Podem doar, homens e mulheres entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de responsável.