Fernandópolis registra aumento de casos de catapora, mas descarta surto

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Fernandópolis registra aumento de casos de catapora, mas descarta surto

De janeiro até agora, Fernandópolis registrou  37 casos de catapora, aumento de 50% em comparação com o ano passado. A Secretaria Municipal de Saúde de Fernandópolis considera que o número de casos é o esperada no período em que mais aparece a doença, que é no final do inverno e início da primavera. Em 2013, Fernandópolis registrou um grande surto da doença com mais de 700 casos, dos quais 200 deles só neste período, início da primavera. 
Em nota, a assessoria de comunicação da prefeitura informa que a catapora é facilmente transmitida para outras pessoas. O contágio acontece através do contato com o líquido da bolha ou pela tosse, espirro e saliva ou por objetos contaminados pelo vírus. “Deve-se afastar a pessoa doente da creche, escola e trabalho por um período médio de sete dias, a partir do início do aparecimento das manchas vermelhas no corpo até todas as lesões terem evoluído para crosta. Sempre que surgirem os sintomas deve-se procurar a Unidade de Saúde para atendimento médico. A gestante que não tem história de doenças ou não tomou a vacina deve evitar o contato com pessoas doentes, se tiver contato, precisa procurar a unidade de saúde”, diz a nota.
A vacina Tetra Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela) foi introduzida no calendário Vacinal em 2013 para as crianças nascidas a partir de 1°/06/2012 que é aplicada a partir de 1 ano e 3 meses de idade.