“Caça ao Lobisomem” chega aos 10 anos e promete adrenalina para os enduristas

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

“Caça ao Lobisomem” chega aos 10 anos e promete adrenalina para os enduristas

Está chegando o dia, ou melhor, a noite do mais tradicional enduro ecológico de regularidade da região. O “Caça ao Lobisomem” está completando 10 anos e será no dia 11 de novembro, próxima sexta-feira e deve atrair cerca de três centenas de enduristas, interessados em viver uma prova de muita adrenalina e surpresas. E é regra da prova: está proibida bebida alcoólica e, além disso, os enduristas devem deixar apenas o rastro para traz, recolhendo todo o lixo da equipe. 
O “Caça ao Lobisomem” foi lançado 2007 pelo coordenador do curso de Engenharia Ambiental da FEF – Fundação Educacional de Fernandópolis, Angelo Veiga, que trouxe a ideia de São Carlos, onde o primeiro Caça ao Lobisomem ocorreu em uma sexta-feira,13, noite de lua cheia. Este ano a prova ocorre entre o final da lua crescente e chegada da lua cheia. 
A proposta do enduro ecológico noturno é incentivar o esporte, o espírito de equipe, descontração, integração professores-alunos-pais da FEF, além de convidados de toda a região.  “Tem também o objetivo de mostrar curiosidades sobre a vegetação, relevo da região e cuidados que devemos ter sobre a fauna e flora. Essas curiosidades vão estar descritas no mapa, ao lado de cada trecho”, explica o coordenador Angelo Veiga. Cada equipe receberá, na partida, um saco de lixo, já que a prova tem fundo ecológico. “A equipe que não apresentar o saco de lixo na chegada da prova será penalizada com a adição de dois minutos na somatória dos pontos”, diz o regulamento da prova. 
SURPRESAS E ROCK
Entre as dificuldades da trilha no horário noturno, os aventureiros ainda terão as surpresas preparadas pela organização: o lobisomem e sua turma vão estar escondidos pela trilha para aumentar a adrenalina da prova. 
No final da prova, os aventureiros vão participar de um show de rock com direito a piquenique. Mais uma vez, a direção da prova proíbe o consumo de bebida alcóolica. “Queremos mostrar para os jovens, maioria no evento, que é possível se divertir, e muito, sem necessidade de consumo de bebida alcóolica e outras drogas. O espírito do evento é esse. Se ‘você’ é um desses não queremos você no caça ao lobisomem”, avisa Ângelo Veiga.
A largada e chegada do enduro “Caça ao Lobisomem” será na FEF, em frente a Clínicas Integradas. Os grupos de enduristas terão que percorrer trilha de cinco quilômetros. A concentração está marcada para as 19h30. A prova deve terminar perto da meia-noite.
A organização trabalha com a possibilidade de reunir em torno de 50 equipes que podem variar de 5 a 7 integrantes. As inscrições ainda podem ser feitas até o dia 8 de novembro, terça-feira. A ficha de inscrição pode ser impressa no site www.fef.br/caca. 
CURIOSIDADES DA PROVA
•PONTOS EXTRAS: Cada pai de aluno, funcionário da instituição de Ensino ou professor na equipe dará o direito ao grupo de descontar 30 segundos na somatória dos tempos. Cada mãe de aluno, coordenador de curso da FEF ou diretor(a) presente na equipe ou se a equipe for fantasiada dará o direito ao grupo de descontar 60 segundos na somatória dos tempos. As equipes poderão descontar no máximo 180 segundos na somatória dos tempos.
•DESCLASSIFICAÇÃO: Será expressamente proibido levar GPS, facas, canivetes ou similares. Também não será permitido bebida alcóolica, fumar ou levar fósforo ou isqueiros para evitar qualquer risco de incêndio na mata. Jogar algum lixo na mata também será motivo para desclassificação da equipe (Os fiscais estarão atentos). 
•TRAJES E EQUIPAMENTOS: É aconselhável que todos integrantes do grupo levem uma boa lanterna (pilhas alcalinas) e que pelo menos um do grupo tenha um relógio com cronômetro. É preciso levar uma prancheta para fixar o mapa, podendo levar uma calculadora. Aconselha-se usar um calçado bem confortável e roupas leves. Os integrantes podem passar algum repelente de inseto. Caso chova, o enduro não será adiado, portanto as equipes devem estar preparadas (levar capas de chuva). No final, as equipes serão recebidas com música e lanches. Serão premiadas as três melhores equipes.