Asilo terá celebração de missa no encerramento da Semana do Idoso

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Asilo terá celebração de missa no  encerramento da Semana do Idoso

Uma semana de eventos marca a celebração do Dia do Idoso em Fernandópolis, comemorado neste sábado, dia 1º de outubro. A programação terá hoje apresentação das crianças do Orfanato e da Orquestra de Sopros de Fernandópolis. Amanhã, dia 2, no encerramento da programação está prevista a celebração de missa pelo Padre Rodolfo Cabrini. 
A programação da Semana do Idoso no Asilo foi organizada pela Coordenação do  Parque Residencial São Vicente de Paulo, e aberta no domingo, dia 25, com show de violeiros com o maestro Thito. Na segunda-feira, foi realizado o Dia da Beleza e Auto Estima pela Casa Aprender e Unati. A programação seguiu na terça-feira com o grupo Sonhadores e na quarta-feira, foi realizada uma palestra com o psicólogo Everson Mandarino, com a participação das famílias dos idosos e vicentinos. O tema foi “Esquecidos”. Na quinta-feira e sexta-feira, os idosos participaram de ações e comemorações de aniversário, com participação do Cras Bem Viver, Jovens do Grêmio da Escola Barozi e Prefeitura. 
Hoje, dia 1º, a partir das 14 horas, apresentação do Orfanato seguindo-se e Orquestra de Sopros de Fernandópolis. Neste domingo, no encerramento da programação, acontece o lanche da tarde com participação do Cursilho Jovem e às 15 horas, celebração da Missa pelo Padre Rodolfo Cabrini. 
Até 2006, o Dia do Idoso era comemorado no dia 27 de setembro. Isso porque, em 1999, a Comissão pela Educação, do Senado Federal, havia instituído tal data para a reflexão sobre a situação do idoso na sociedade, ou seja, a realidade do idoso em questões ligadas à saúde, convívio familiar, abandono, sexualidade, aposentadoria etc.
No dia 1º de outubro de 2003, porém, foi aprovada a Lei nº 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso. Pelo fato de o Estatuto ter sido instituído em 1º de Outubro, em 2006 foi criada a Lei nº 11.433, de 28 de Dezembro de 2006 para transferir o Dia do Idoso para 1º de outubro.