Colônia japonesa celebra Bon Odori no dia 3

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Colônia japonesa celebra Bon Odori no dia 3

A celebração do Bon Odori em Fernandópolis, vai movimentar a colônia japonesa de sete cidades da região. O evento é organizado pela Associação Cultural e Esportiva de Fernandópolis e reunirá delegações das cidades de Votuporanga, Jales, São José do Rio Preto, Palmeira d´Oeste, Urânia e Santa Fé do Sul, que integram o circuito regional, que tradicionalmente é encerrado com a festa em Santa Fé do Sul.

“Todos virão em trajes típicos, apresentação de danças típicas  e o conjunto de dança taikô, desfile típico das delegações, além das tradicionais comidas japonesas. O clube é todo decorado e lembra um pedaço do Japão em Fernandópolis”, diz o diretor social da associação Osvaldo Haruo Sano. O atual presidente é Paulo Okuma.

A festa de Fernandópolis chega a 44ª edição e vai ocorrer no Villa Vips, às 20 horas. A expectativa dos organizadores é reunir mais de mil pessoas no Villa Vips. As pessoas pagam apenas a consumação, bebida e comida.

 “A entrada é gratuita e é uma oportunidade das pessoas conhecerem de perto as tradições orientais. Fernandópolis realiza uma das maiores e mais tradicionais festas da região, uma oportunidade de confraternização entre a colônia japonesa e os brasileiros”, convida Okuma.

BON ODORI

Bon Odori (em japonês O-bon ou simplesmente Bon?) é um festival de dança, música e culinária japonesa e tem como principal objetivo divulgar a cultura japonesa, que ocorre anualmente durante o verão , entre julho e agosto, no Japão (verão nórdico), sempre após o pôr do sol, pois prevalece a crença de que os espíritos somente saem durante a noite.

No Bon Odori são reverenciados os antepassados, tanto na parte religiosa/espiritual (bon) quanto na parte festiva (odori). Desta forma, o Bon Odori é a expressão da alegria e da paz entre a terra e o céu.

Cada localidade escolhe uma data específica para fazer os seus festejos durante esse período celebrando as almas dos antepassados com danças em grupo e levando-se lanternas acesas.