O Dia do Motorista é comemorado anualmente em 25 de julho. Esta data é uma homenagem aos profissionais que trabalham com o “pé na estrada”, seja transportando mercadorias ou pessoas por diversos lugares do país.
O Dia do Motorista é comemorado no Dia de São Cristóvão, santo católico considerado o padroeiro dos motoristas no Brasil. Cristóvão significa “aquele que carrega Cristo”. De acordo com a lenda, São Cristóvão queria servir o rei mais poderoso da Terra e decidiu venerar o Diabo. No entanto, durante uma viagem, conheceu um ermitão que mostrou ser Jesus Cristo o “Rei dos Reis” e a entidade com mais poder no Universo.
Cristóvão abandonou a vida de luxos e maldades para seguir a “Palavra de Cristo”.
Trabalhou durante muito tempo transportando pessoas nas costas para que pudessem atravessar um rio. Certa vez, segundo a lenda, Cristóvão colocou um menino nas costas e a cada passo que dava o seu peso ia aumentando. Cristóvão disse: “Parece que estou carregando o mundo nas costas”, então o menino respondeu: “Tiveste às costas mais que o mundo inteiro. Transportasse o Criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves”.
Assim, São Cristóvão passou a ser conhecido como o protetor e padroeiro dos viajantes e motoristas. O Decreto nº 63.461, de 21 de outubro de 1968, oficializa o dia 25 de julho como o “Dia do Motorista” no Brasil.
Fernandópolis realiza a Festa dos Motoristas em homenagem ao padroeiro há mais de 30 anos. É uma das mais tradicionais manifestações de fé realizadas na cidade, que mobiliza milhares de motoristas em busca da benção de São Cristóvão.
Como de costume, o ponto de concentração será na Praça da Brasilândia, defronte a Igreja São Luiz Gonzaga a partir das 17h30 onde ocorre a celebração de São Cristóvão, com benção dos documentos e chaves, seguindo-se procissão e benção dos veículos na Rua São Paulo, ao lado da Igreja Matriz Santa Rita de Cássia. O evento é organizado em parceria pela Igreja Católica, Rádio Difusora e Rádio Educadora Santa Rita.
De acordo com o radialista Adenir Alves, da Rádio Difusora, que apresenta o evento há mais de 30 anos, a Festa dos Motoristas se mantém como tradição pela força do rádio e pela fé das pessoas. “A pessoa que participa continua com uma fé inabalável na figura de São Cristóvão, como protetor dos motoristas. Tem pessoas e empresas que se programam para poder permanecer em Fernandópolis para poderem participar da festa. O que move essas pessoas é a fé em São Cristóvão”, afirmou.
Cidade tem 46 mil motoristas
Fernandópolis é uma cidade com um dos índices mais elevados na proporção da frota de veículos para a população. A cidade tem 68,1 mil habitantes e 54,5 mil veículos que integram a frota registrada até junho passado. Ou seja, 1,24 habitantes por veículo. Em contrapartida a cidade tem 45,7 mil motoristas com Carteira Nacional de Habilitação registradas em Fernandópolis. Desse total, 27,3 mil são homens e 18,4 mil são mulheres. Nesse número não são contabilizados pessoas que moram na cidade e que tiraram a CNH em outros municípios, explica o Detran.
Outro dado oferecido pelo Detran é que Fernandópolis possui 6,3 mil motoristas na faixa etária entre 18 e 25 anos e 4,6 mil acima de 60 anos.