Tão jovem e tão talentoso. É assim que podemos descrever o estudante Juan Avelino de Souza, de 10 anos. Natural de Fernandópolis, a habilidade do garoto chamou a atenção de um dos mais renomados maestros da região, Titho Ferreira, que já chegou a o classificar como um fenômeno.
Violão, viola, sanfona e atabaque estão entre os instrumentos que Juan domina. E quem pensa que ele precisou de várias aulas para aprender a tocar tudo isso está muito enganado.
“Eu sempre gostei de música caipira, mas nunca tive a oportunidade de aprender a tocar nenhum instrumento, então um dia eu perguntei para o Juan se ele gostaria de aprender a tocar violão e ele me respondeu que sim. Então o coloquei em uma escola de música e logo depois com o maestro Titho. Pouco tempo depois já via ele pelos cantos tocando que nem gente grande”, contou Reinaldo Lopes de Souza, pai de Juan.
Juan descobriu que realmente gostava de música quando seu pai comprou um caraoquê para a família. Ele então passou a cantar no equipamento e se apaixonou pela música, logo aos seis anos de idade. Aos oito ganhou seu primeiro instrumento: um violão.
“Eu pegava o microfone e ficava cantando sem parar. Desde aquele dia a música nunca mais saiu da minha vida”, contou ele.
Hoje, com o advento da internet, seu aprendizado ganhou um reforço. Assim que deixa a escola ele corre para casa, almoça, faz o dever de casa e já vai para frente do computador para pesquisar sobre música.
“A internet ajuda bastante. Todo dia eu ligo o computador e pego uma música nova para aprender tocar. Quando a gente gosta do que faz, tudo fica mais fácil”, disse Juan.
DEDICAÇÃO
Para Titho, dedicação é o segredo de Juan para tanta musicalidade. “Ele é dedicado. A gente passa uma coisa para ele hoje e amanhã já podemos esperar que ele trará tudo certinho ou, pelo menos, bem encaminhado. É dessa dedicação que grandes artistas surgiram”, disse ele.