Feijão está caro? Médica explica como substituí-lo da forma correta

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Feijão está caro? Médica explica como substituí-lo da forma correta

Na sua casa, comer feijão virou sinônimo de ostentação? O preço do feijão em Fernandópolis chega a R$ 15 o quilo e em muitas casas, isso está fazendo o arroz ficar sozinho no prato.
Mas e agora? O que a gente vai por nesse espaço? Para falar sobre o assunto, CIDADÃO convidou a médica Nathalia Mastrocola Luz, que é especialista em Endocrinologia e Nutrologia, para dar dicas de substituição sem perder os nutrientes.
Nathalia lembra que o feijão é um alimento completo, composto por carboidratos, proteínas e fibras, além de ser uma fonte de ferro, fósforo, magnésio, ácido fólico e vitaminas do complexo B. 
“A proteína é importante na formação dos músculos e tecidos do organismo, fibras regulam o funcionamento intestinal, ácido fólico e vitaminas do complexo B atuam no metabolismo corporal, ferro auxilia no transporte de oxigênio pelo sangue, fósforo e importante na formação óssea e o magnésio além de auxiliar no metabolismo também atua na atividade neuromuscular”, disse a especialista. 
Porém, segundo a médica, ficar sem comer feijão não traz nenhum problema desde que ele seja substituído por outros alimentos que contenham as mesmas vitaminas e minerais.
“O feijão faz parte da família das leguminosas, podendo ser substituído por outros alimentos desta mesma família tais como grão de bico, soja, ervilha, lentilha e vagem”, explicou Nathalia Mastrocola. 
DICAS 
Diante do alerta da médica, CIDADÃO separou algumas dicas sobre como preparar essas leguminosas que não fazem parte do cardápio cotidiano da maioria dos fernandopolenses. 

Soja


3 xícaras (de chá) de soja escolhida, mas sem lavar
2 dentes de alho amassados
1/2 cebola picada
1 tomate picado
2 colheres (de sopa) de salsa picada
1 colher (de sobremesa) de colorau
2 colheres (de sopa) de óleo
Sal a gosto
Modo de Preparo
Coloque água para ferver em uma panela. Quando a água ferver misture a soja e deixe ferver por 3 minutos. Desligue o fogo, escorra a água e lave bem a soja com água fria. Agora você vai colocar a soja em um recipiente e cobrir com água, deixe ela de molho por oito horas. No dia seguinte refogue a cebola no óleo, acrescente o alho e frite mais um pouco. Junte o tomate e a salsa e refogue um pouquinho. Acrescente a soja, o sal e o colorau. Cubra com água até mais ou menos um dedo acima da soja. Cozinhe na panela de pressão por cerca de 20 minutos. Depois abra a panela e deixe cozinhar mais um pouco (uns 10 minutos) sem a pressão. 

Lentilhas


6 xícaras de água
1 xícara de lentilha
1/2 cebola picadinha
2 dentes de alho
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
1 colher de sopa de óleo
Modo de preparo
Cozinhar a lentilha com 3 xícaras de água e 1 dente de alho esmagado: leve ao fogo até ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhando até a água secar (sempre tomando o cuidado de não deixar grudar no fundo). Reservar. Em uma panela, aquecer o óleo e refogar a cebola picada por 3 minutos, em fogo baixo. Adicionar o alho, refogar por mais 2 minutos, adicionar a pimenta do reino e juntar a lentilha. Misturar, adicionar mais 3 xícaras de água e deixar ferver até reduzir a água e o caldinho ficar mais grosso. 

Grão de bico


500g de grão-de-bico;
300g de charque;
200g de bacon;
3 calabresas;
400g de músculo;
200g de peito;
Coentro;
Hortelã miúdo e grosso;
2 cebolas;
1 pimentão;
3 dentes de alho;
1 colher de óleo;
Cominho a gosto;
Corante a gosto;
1 tablete de caldo de costela;
Sal a gosto;
Modo de preparo
Coloque o grão de bico de molho por duas horas. Corte as duas calabresas, o charque o bacon em quadradinhos pequenos, o músculo e o peito em quadrados grandes e reserve-os; Bata no liquidificador o coentro, hortelã, uma cebola e dois dentes de alho. Frite o alho e o resto da cebola no óleo, junte um pouco do charque do bacon e a calabresa cortada em rodelas grandes e deixe dourar tudo. Depois de refogado junte o grão de bico escorrido da água, misture tudo e acrescente sal a gosto tampe a panela de pressão e deixe cozinhar por 35 minutos enquanto isso, frite o restante do bacon da calabresa e o charque depois de fritos acrescente o tempero batido, o caldo de costela, cominho e o corante e deixe cozinhar por 10 minutos. Após o grão ter cozinhado, acrescente essa mistura e deixe ferver por 15 minutos para pegar o gosto.