“Festa na Roça” e Ópera, são as atrações no Teatro

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

“Festa na Roça” e Ópera, são as atrações no Teatro

Os fernandopolenses já podem anotar na agenda. Na próxima semana, dois eventos vão movimentar o Teatro Municipal em Fernandópolis. Começa na segunda-feira, 13, com o espetáculo “Festa na Roça” com a Orquestra de Violeiros, em apresentação beneficente com a participação da ADVF - Associação dos Deficientes Visuais. E na sexta-feira, 17, chega à cidade a Ópera  “Madame Butterfly”, que faz parte do programa de Circulação de Óperas, da Secretaria estadual de Cultura em parceria da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Cultura.

A Orquestra de Violeiros de Fernandópolis e a Associação dos Deficientes Visuais de Fernandópolis (ADVF) realizam na segunda-feira, 13, no Teatro Municipal “Merciol Viscardi”, uma apresentação beneficente. O evento será realizado a partir das 20h e terá cerca de uma hora de duração.

Chamado de “Festa na roça”, o espetáculo tem como objetivo arrecadar recursos para a manutenção da entidade e aquisição de instrumentos para o grupo musical.

Os 23 músicos da orquestra vão apresentar um repertórios com músicas caipiras e juninas. “Selecionamos o que há de mais animado no mundo sertanejo para esse evento, que será muito importante para ajudar a ADVF. Teremos ainda uma participação muito especial do grupo Palhaços de Plantão”, afirma o maestro Thito.

Os ingressos para o evento custam R$ 10 e podem ser adquiridos na ADVF e na bilheteria do teatro.

ÓPERA

A apresentação da Ópera  “Madame Butterfly” na sexta-feira, 17, 20 horas,  é gratuita para o público. O objetivo do projeto é apresentar espetáculos na linguagem da ópera para pessoas que têm pouco ou nenhum acesso ao gênero. A interiorização do projeto permite o fomento, a formação e a difusão da cultura, ampliando o acesso a atividades artísticas de excelência.

A ópera “Madame Butterfly- contada e cantada” é baseada na ópera homônima – Madama Butterfly – de Giacomo Puccini (1858 – 1924). Na versão original, Cio-Cio San (Madama Butterfly) matou-se segundos antes de Pinkerton, em desespero alucinado, gritar seu nome ao chegar à sua casa em Nagasaki, para onde fora determinado a acolher seu filho e da jovem japonesa, levando-o para os Estados Unidos.

O espetáculo adaptado se passa entre os anos 1904 e 1928, e conta a história de Madame Butterfly sob o ponto de vista do que aconteceu com o filho de Cio-Cio San e Benjamim Pinkerton, depois que foi levado para a América e como lhe foi contada a trágica história de sua mãe anos mais tarde. As circunstâncias levaram Butterfly a viver um longo período de privações.

 Nesta montagem, a Companhia de Ópera Curta apresenta os principais trechos musicais da ópera, ligados por um texto de teatro. A concepção do espetáculo é assinada por Cleber Papa e Rosana Caramaschi. O responsável pela direção musical, assim como pela adaptação das partituras originais é do maestro Luís Gustavo Petri.