UBSs abrem sábado, 30, para o Dia D contra H1N1

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

UBSs abrem sábado, 30, para o Dia D contra H1N1

Típica doença do inverno, a gripe Influenza H1N1, a popular gripe suína, gerou pânico na população nos últimos meses com o avanço de casos que assombrou a região e provocou uma corrida em busca da vacina. A campanha nacional de vacinação começa no próximo sábado, dia 30, o chamado  Dia D da campanha, quando todas as UBSs - Unidades Básicas de Saúde estarão abertas o dia todo para vacinação das pessoas que integram o chamado quadro de risco da H1N1, a popular gripe suína.

Os dados atualizados esta semana pela Secretaria Municipal de Saúde apontam que Fernandópolis tem 25 casos confirmados da doença com dois óbitos, registrados em março. De janeiro até agora foram 57 notificações, 33 descartadas e dois ainda estão aguardando resultado.

Os grupos são: crianças entre seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, indígenas, pessoas com doenças crônicas/imunodeprimidos, pessoas com 60 anos ou mais, população prisional e os funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativas.

No dia “D”, será dada prioridade para idosos, gestantes e crianças da faixa etária estipulada. Os profissionais da saúde receberão as doses a partir do dia 02 de maio.

“O que chamou a atenção e assustou um pouco é que esse vírus Influenza H1N1 chegou em um momento diferente de outros anos, chegou antes do que era esperado. Esse diagnóstico precoce junto com número grande de casos que há na cidade, mas que felizmente a gente tá conseguindo controlar, acabou causando um grande pânico na população”, comentou o médico infectologista do Cadip – Centro de Atendimento a Doenças Infecto-Parasitárias, Márcio Gagini.

PRIORIDADE

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza H1N1 começa no dia 30 de abril e vai até 20 de maio. Silvia Bortolozo Garcia, da Vigilância em Saúde, explica que poderão receber a vacina apenas as pessoas incluídas nos grupos prioritários preconizados pelo Ministério da Saúde. Os grupos são: crianças entre seis meses e menores de 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, indígenas, pessoas com doenças crônicas/imunodeprimidos, pessoas com 60 anos ou mais, população prisional e os funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativas.

No dia “D”, sábado que vem, será dada prioridade para idosos, gestantes e crianças da faixa etária entre seis meses e menores de 5 anos. Os profissionais da saúde receberão as doses a partir do dia 2 de maio. “As pessoas não precisam se apavorar e todas procurarem os postos de vacinação no dia 30 e provocarem grande aglomeração. A campanha começa no sábado, dia 30, e vai até 20 de maio”, disse a agente da Vigilância em Saúde. 

“Infelizmente as vacinas não são disponibilizadas para toda a população, apenas para os grupos de risco. É preciso ficar atento aos critérios e caso a pessoa se encaixe, é só procurar a sua Unidade de Saúde de referência para ser imunizado”, explica a secretária municipal de Saúde Lígia Barreto.

A vacina de gripe é atualizada anualmente para adequá-la aos vírus circulantes naquela estação e sua composição é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

É importante ressaltar que a vacina contra influenza não dá gripe, não provoca eventos adversos graves e que o principal benefício é a prevenção das complicações (pneumonia e internação hospitalar).

De acordo com o médico Márcio Gagini a vacinação procura proteger os chamados grupos de riscos e reduzir a circulação do vírus Influenza H1N1. “Na maioria dos casos as pessoas vão ter uma gripe comum, uma síndrome sem complicações. Infelizmente, os casos de óbitos em Fernandópolis, os pacientes tinham doença de base que poderiam dar esse fator de risco para desenvolver a doença grave”, explica o médico.

Campanha de vacinação da OAB em Fernandópolis será na terça-feira

A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 da Ordem dos Advogados do Brasil será realizada em Fernandópolis no dia 26, terça-feira. A campanha é desenvolvida pela  CAASP - Caixa de Assistência dos Advogados.

Mais uma vez, a vacina será gratuita para advogados e cônjuges com mais de 60 anos. Advogados e estagiários de até 59 anos, bem como seus cônjuges e dependentes legais, pagarão R$ 50. Os dependentes precisam estar previamente cadastrados na CAASP para ter direito à vacina.

Em Fernandópolis, a vacinação será realizada no dia 26 de abril, terça-feira, no auditório da Casa do Advogado (Av. Raul Gonçalves Junior, 903, Jardim Santa Rita), das 8h30 às 12h.

“Inicialmente, era intenção da CAASP estender a vacinação aos agregados dos advogados, como pais, avós e sogros. Infelizmente, neste momento em que a população se alarma com o aumento dos casos de gripe, principalmente no Estado de São Paulo, a extraordinária demanda pela vacina fez com que os laboratórios produtores limitassem a venda do produto. Diante da imensa dificuldade em adquirir número suficiente de vacinas para atender nosso público-alvo, a CAASP obteve parcial sucesso na aquisição das mesmas, em doses que nos obrigaram rever a elegibilidade inicialmente prevista extensiva a agregados, funcionários de escritórios. Premidos pelas contingências de momento, procuraremos ao menos assegurar a imunização dos advogados, de seus cônjuges e dependentes legais.”, explica o vice-presidente da Caixa de Assistência, Arnor Gomes da Silva Júnior.