Quem acompanha as redes sociais deve ter visto nos últimos dias uma série de publicações a respeito da equipe “SuperAção” e/ou da Afercan – Associação Fernandopolense de Atletismo, Ciclismo e Natação. Apesar de distintas, as duas comunidades possuem o mesmo objetivo: a busca pela saúde e o bem-estar por meio do esporte.
Foi assim que anos atrás surgiu a equipe SuperAção, um grupo de fernandopolenses que se reúne para correr. Seus precursores foram justamente os mais conhecidos praticantes do esporte na cidade, Fátima e Humberto Cáfaro.
O casal, então, começou a contagiar os amigos e logo a equipe cresceu. Um desses amigos que foram seduzidos pelos benefícios do esporte foi o professor e assistente social André Campos.
Campos recebeu de seu médico a recomendação para a prática de esportes por conta de problemas graves que tinha no joelho em virtude do sobrepeso. “Era isso ou eu entrava na faca para colocar dois pinos no joelho”, contou.
Ele escolheu então a opção mais saudável e encontrou na equipe SuperAção o incentivo que precisava. “A Fátima (Cáfaro) me convidou um dia e eu aceitei. Isso foi um boom na minha vida. Eu comecei a correr na Corrida 22 de Maio do ano passado, isso está com um ano e depois de muito treino e dedicação eu passei a participar de todas as competições que aparecem. Isso é viciante e o ganho para a saúde que traz é muito grande. Para você ter uma ideia, eu comecei a correr com 86 quilos, hoje estou com 68 quilos”, disse.
E assim como ele, outras várias pessoas ganharam saúde e bem-estar por meio do esporte a ponto de querer proporcionar o mesmo ao restante da população. Foi então que surgiu a Afercan.
“Hoje nós vemos as pessoas buscando qualidade de vida, mas nem sempre elas encontram os incentivos que precisam para alcançá-la. Queremos buscar fomentos para incentivar as crianças a praticar esses esportes. Queremos ver a nossa associação forte e dali surgir os resultados seja no ciclismo, na corrida, na natação, ou no seu papel social”, explicou André Campos.
RESULTADOS
E essa iniciativa já começou a dar resultados. No próximo dia 7, será realizada a 1ª Corrida Superação, com crianças e adolescentes que fazem parte do projeto Girassol.
A iniciativa beneficiará, a priori, os mais de 40 assistidos do projeto social, porém, já há a expectativa para a realização de outras corridas e eventos esportivos que envolvam crianças atendidas por outras entidades e de bairros carentes.
A corrida terá o apoio da Prefeitura de Fernandópolis, por meio da secretaria de Esportes, Lazer e Cultura, bem como o apoio de patrocinadores que se interessarem em ajudar a iniciativa.