A Associação Assistencial Nosso Lar de Fernandópolis, popularmente conhecida como Orfanato, completa na segunda-feira, 7, seu vigésimo ano de atuação na cidade. A instituição foi fundada em 7 de março de 1996, por um grupo de mães, cujos filhos eram adotivos. Essas mães, sensibilizadas com as crianças menos favorecidas, as quais viviam em situação de risco e sem terem, na nossa região, um lugar em que pudessem ser acolhidas, se reuniram e fundaram a casa acolhedora que até hoje recebe crianças que estão em situação de abandono e risco.
A Nosso Lar é uma entidade de acolhimento e promoção da infância e adolescência, que possui reconhecimento de utilidade pública nos âmbitos federal, estadual e municipal. Presta atendimento em regime de internato a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, sem distinção de religião orientação política, nacionalidade, raça ou cor.
“Trata-se de um Abrigo Institucional, classificado como Proteção Social Especial de Alta Complexidade, que ao longo dos anos passou por diversas adequações, buscando sempre trabalhar de acordo com a legislação vigente, mantendo um ambiente acolhedor, onde todos têm boas acomodações, alimentação adequada, cuidados com a saúde, frequentam a escola normalmente, participam de atividades de lazer e cultura, frequentam aulas de natação, de canto, dança, capoeira, entre outras atividades; recebem também orientações, cuidados e carinho dos funcionários, técnicos e diretoras com a finalidade de garantir proteção integral. Podemos citar a coragem e boa vontade das companheiras: Suzete, Rosa, Ivaneide, Irene, Erleia, Mariangela, Raquel entre outras que com muito esforço, iniciaram as atividades do Nosso Lar. Lembramos ainda de outras companheiras que estiveram à frente das atividades da casa: Elizabete, Alice, Flávia, Adélia, Dalva,..., como também dos grupos voluntários (bazar, aniversários, apadrinhamentos, etc), que muito nos ajudaram em eventos junto à comunidade”, destacou a atual presidente da instituição Dejanira Medeiros Soares Peroco .
Já passaram pelo abrigo, aproximadamente quinhentas crianças e adolescentes. Atualmente há 17 crianças abrigadas, todas encaminhadas judicialmente. No decorrer destes anos muitas crianças foram adotadas, outras retornaram ao convívio familiar, algumas após a maioridade seguiram os seus próprios caminhos.
“Este ano completamos 20 anos de existência, contando sempre com o apoio dos cidadãos fernandopolenses, recebendo a colaboração de toda comunidade, seja material ou moral. Vimos de público agradecer a todos que estiveram conosco e esperamos continuar contando com esta valorosa contribuição para prosseguirmos nossa jornada, proporcionando melhor qualidade de vida para os acolhidos, que tanto necessitam de cuidados e carinho. Agradecemos todos os funcionários, que com muito carinho cuidaram e cuidam dos acolhidos. Agradecemos em especial a Presidente anterior, Suzete Angelica Ferrarezi Isaias, que sempre conduziu a Associação com muita dedicação e carinho. Agradecemos também as Diretorias anteriores, bem como o setor técnico (psicólogas, assistente social, pedagoga e coordenadora) e a atual diretoria, que não mede esforços para que este trabalho continue sendo realizado em prol do bem comum”, completou a presidente.
DIRETORIA
Atualmente, a diretoria da instituição é composta da seguinte forma:
Dejanira Medeiros Soares Peroco – Presidente
Neusa Crivelaro Callejon – Vice Presidente
Rosa Maria Furlan Seco - Tesoureira
Raquel Silva Carvalho Siqueira – 2ª Tesoureira
Noemia Faustino - Secretária
Neide Castilho Pavani – 2ª Secretária
Cláudia Cristina Santo André Valezi – Diretora Patrimônio
Dalva Rolim Neto Zampier – Diretora Educação
Regina Mara Hummel Terra – Diretora Saúde
Lucídia Eliza do Prado Garcia – Diretora Eventos
Dalva Pestana da Silva Carvalho e IIrene Maria Faustino - Suplentes
CONSELHO FISCAL
Claudemir A. Isaias, Edvaldo M. Vilas Boas e Ourival Seco, Mauro A. Zampier e Sebastião Ricardo Peroco - Suplentes