Escolas Municipais realizam ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Escolas Municipais realizam ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti

As escolas da rede municipal de ensino em Fernandópolis estão desenvolvendo junto a seus alunos, diversas atividades com o objetivo de conscientizar sobre a importância do combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue e outras doenças. Nesta semana foi a vez da EMEF José Zantedeschi.
Os alunos do 3º ano da Escola EMEF José Zantedeschi deram uma aula de conscientização. O grupo realizou uma coleta de possíveis criadouros dentro das dependências do colégio, mostrando que todos têm que se mobilizar e que essa atitude deve começar em casa.
Para a prefeita Ana Bim, os alunos são peça-chave no envolvimento das escolas contra o mosquito. “Com as informações que recebem nas escolas, os alunos ajudam a levar para suas casas orientações sobre como evitar e eliminar os criadouros”.
A Secretaria Municipal de Saúde realiza durante todo ano trabalho de conscientização e prevenção dentro das escolas. A partir dessas informações, a equipe escolar desenvolve diversas atividades junto aos alunos para intensificar o conhecimento sobre o assunto.
Alerta
O mosquito Aedes Aegypti já é um velho conhecido da população por ser o responsável pela transmissão da Dengue, uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo.
Tem início súbito e pode durar de cinco a sete dias, apresentando sintomas como febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, entre outros. Também pode evoluir para um quadro mais grave e perigoso conhecido como Dengue Hemorrágica.
Recentemente, descobriu – se que o mosquito também é responsável pela transmissão do vírus chikungunya e zika. Por isso, os cuidados para evitar a formação de criadouros e a proliferação do mosquito são tão importantes.
Alguns cuidados para evitar criadouros:
1.    Mantenha o quintal livre de recipientes que podem acumular água limpa, mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água,
2.    Não jogue lixo em terrenos baldios, se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo,
3.    Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje,
4.    Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda, limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água
5.     No caso de piscinas devem ter tratamento de água com cloro (sempre na quantidade recomendada) e as não utilizadas devem ser desativadas (esvaziadas).