A Igreja Católica lançou, mundialmente, nessa semana, a Campanha da Fraternidade 2016 com o tema: “Casa comum, nossa responsabilidade”, tratando principalmente do saneamento básico. Em Fernandópolis, o encarregado de levar essa mensagem à comunidade foi o padre da paróquia Santa Rita, padroeira da cidade, José Aparecido Ferro Martinez, mais conhecido como padre “Zezinho”.
Em entrevista ao CIDADÃO, padre Zezinho explicou os motivos que levaram a Igreja Católica a escolher o tema da Campanha da Fraternidade desse ano. Segundo ele, a igreja não poderia ficar alheia a situação em que o mundo se encontra por conta da ação devastadora do homem
“O tema desse ano é algo que deve nos levar a refletir, pois está debaixo de nossos olhos e infelizmente muitos ainda continuam de braços cruzados. A campanha da fraternidade vem para dizer que nós, como Igreja, não podemos fechar os olhos para isso. A Campanha da Fraternidade é colocada como gesto concreto nesse tempo quaresmal em que nós nos preparamos para a festa da páscoa. Então o gesto concreto agora que é proposto a todos os cristãos é que nós olhemos a nossa casa comum”, explicou o pároco.
Ele também lembrou que os cuidados com a casa comum estão diretamente ligados ao combate contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como o zika vírus e a dengue.
“É importante que, cuidando da casa comum, cuidemos do nosso quintal, do nosso apartamento, da nossa casa, combatendo o inseto. Assim a gente estará contribuindo com uma sociedade mais sadia”.
ECUMÊNICA
Ainda de acordo com Zezinho, este ano a Campanha da Fraternidade será ecumênica, entre diversas congregações cristãs, por meio do CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil.
Esta é a quarta vez que as igrejas cristãs brasileiras se unem em prol de uma campanha da fraternidade. Nos anos 2000, 2005 e 2010, a campanha também foi realizada com diferentes igrejas. Para o padre Zezinho: “Todos nós acolhemos o nosso mesmo Jesus, que dá sentido a nossa vida. Então é importante que nós estejamos unidos”.