Motivados pelo desejo de contribuir com os mineiros afetados coma tragédia de Mariana, os músicos da Orquestra de Violeiros decidiram se mobilizar e realizar uma apresentação para arrecadação de alimentos. No entanto, com as campanhas para a cidade afetada pelo rompimento da barragem da Samarco indo de vento em poupa na cidade com grande adesão da sociedade que já contribuiu com mais de uma tonelada de alimentos, a ideia inicial foi alterada e o foco voltou-se para o Hospital de Ensino Santa Casa de Fernandópolis, uma vez que leitos passaram a ser fechados em detrimento da crise financeira atravessada pelo hospital vital para a cidade.
Assim, o maestro Thito confirmou para a próxima terça-feira, 1º, uma apresentação da Orquestra de Violeiros, no Teatro Municipal, às 20h. Serão confeccionados mais de 317 ingressos que podem ser trocados por alimentos nos seguintes pontos de troca: Santa Casa, Setecenter, Disk Copy, Arena FM e na própria secretaria de Cultura. A Orquestra apresentará um repertório de 12 músicas que se tornaram hinos da música brasileira.
Na última vez em que a Orquestra se apresentou em Fernandópolis o Teatro Merciol Viscardi ficou pequeno. A ação social em benefício ao Parque Residencial São Vicente de Paulo (asilo), impressionou a todos, até pelo fato de ter expectadores sentados nos corredores do Teatro em plena segunda-feira. Naquela oportunidade foram arrecadados 500 litros de leite com o evento “Tropas e Boiadas”, em alusão a uma exposição de arte que estava sendo realizada sobre a famosa Estrada Boiadeira.