É sabido e até parece música para os ouvidos que “fazer o que gosta é bem diferente de gostar do que se faz”. Assim, o empresário, cantor, instrumentista e professor de música Flavio Boni é um daqueles que pode ser classificado como um “vencedor no mundo da música”.
Embora não tenha despontado nacionalmente como músico, Boni se sente um profissional realizado trabalhando diariamente com sua verdadeira paixão: a música.
Dono do Centro de Orientação Musical que leva seu nome, Flavio também é conhecido pelo fato de ter sido o vocalista da Banda Homoplata, findada em 2007 e que teve grande repercussão no Estado de São Paulo em meados de 2004. Na época, o primeiro CD foi gravado com o hit “Almas”, que esteve na boca do público. Quem não se lembra do refrão “sou só de você, você só de mim”?
Esta foi a música de trabalho da banda, dentre as 12 faixas gravadas no Estúdio Área 13, fruto de uma parceria com produtores da Tv Tem, afiliada da Rede Globo, na região de São José do Rio Preto. A qualidade da banda chamou a atenção dos profissionais da comunicação que investiram nos fernandopolenses com a produção audiovisual completa da banda e venda de shows. A parceria começou em 2004 e perdurou até 2006, quando um confronto de ideias fez com que chegasse ao fim, uma vez que os músicos não aceitaram mudar a essência da banda, até então de rock and rool para pop rock. A Homoplata chegou a gravar a vinheta de comemoração ao primeiro ano da emissora, depois que passou a ser chamada de Tv Tem.
No entanto, o fernandopolense nato Flavio Boni já havia participado de outras duas bandas, mas que só ficaram nos ensaios caseiros, as chamadas “bandas de garagem”. Nascido no ano de 1985, Flavio teve seu primeiro contato com a música através do pai Jonas Siqueira, seu grande e eterno ídolo, que o colocou para fazer aula de teclado ao lado da irmã que desejara isso e levara o irmão no embalo.
Mas, após dois anos de aprendizagem, Flavio mostrou que queria mesmo aprender a tocar violão e, posteriormente guitarra, para tocar as músicas que ouvia na época, de Barão Vermelho, Lulu Santos, Legião Urbana, Ultrage a Rigor, Paralamas do Sucesso, dentre outros.
Em uma família cheia de músicos, com primos roqueiros e tios sertanejos, Flavio aprendeu com a ajuda dos familiares a tocar um violão que fora de sua mãe – que falecera no dia seguinte ao parto de Flavio Boni, vítima de uma hemorragia-, que tocava e cantava na Igreja Católica.
Já aos 16 anos, ele já havia tido aulas com vários professores e aprendido muito sozinho, como é dito no mundo da música: “de ouvido”. Nessa idade ele já se apresentava em barzinhos tocando e cantando e ainda dava aulas particulares de violão.
E, após tentar formar as duas bandas já citadas, que nem mesmo chegaram a ser batizadas, Flavio foi convidado para se tornar o vocalista da Homoplata, já que Hudson, cantor da época, havia saído da banda. Assim, se compunha aquele que seria um dos grupos musicais mais reconhecidos de Fernandópolis, assim como fora as já destacadas na Série, Sr. Pestana e Velho de War, no universo do rock and rool.
Com João Alex na guitarra, Rodolfo no contrabaixo, Renan na bateria e Flavio Boni na guitarra e no vocal, a Banda Homoplata teve início no final de 1999 e perdurou até 2007, tendo tocado até mesmo fora do estado. Em 2005, a banda figurou entre grandes artistas na grade de shows da Expo Fernandópolis. Na cidade, atraia um grande público quando se apresentava no Café.com, Boate Oz, Dalata, Vogue, Arqueria, Chalé e Bartoshow.
Os músicos chegaram a dividir palco com artistas renomados como Detonautas, Pitty, Pato Fu, João Bosco e Vinícius, Zeca Baleiro e Luiza Possi.
Boni lembra com saudade da banda que lhe permitiu entender que a música compunha seu DNA e, que dificilmente, isso seria modificado. “A Homoplata definiu o que sou hoje. Me fez saber que eu queria realmente viver da música para a vida toda e me projetou como músico profissional, tanto que no ano seguinte fundei a Escola de Música Flavio Boni”, contou ele.
Em 2009, o músico se capacitou profissionalmente na Ufscar em Educação Musical e aos poucos foi ganhando credibilidade, agregando novos educadores e alunos.
Atualmente o Centro de Orientação Musical Flavio Boni conta com aulas de violão popular, violão clássico, guitarra, contrabaixo, canto (técnica vocal), teclado e viola caipira.
Realizado profissionalmente, ele sempre incentiva os alunos a não desistirem de seus sonhos. “Sempre digo aos alunos que devem acreditar nos seus sonhos e fazer de tudo que tiver ao alcance para divulgar o trabalho. Muitas bandas têm bons trabalhos autorais, mas não a acreditam que possa estourar e desistem facilmente. É preciso acreditar e nunca desistir”, frisou Boni, que atualmente canta no projeto Amar.
RAIO X
Nome: Flavio Boni
Cidade natal: Fernandópolis
Esposa: Priscila Peroco
Profissão: Professor de música e empresário
Comida predileta: Massas
Um hobby: Cozinhar
Um esporte: Natação
Uma música: Time - Pink Floyd
Um cantor: Paul McCartney
Um ator: Tom Hanks
Um ídolo: Meu pai Jonas (in memorian)
Um político: Nelson Mandela
Um filme: Star Wars
Um perfume: Paco Rabanne black XS
Uma frase: Sabemos o que somos, mas não sabemos o que podemos ser
Um personagem marcante: Meu pai
Um defeito: Ansiedade
Uma qualidade: Zeloso
Um programa de TV: Zumbido
O que gosta de fazer nas horas vagas: Assistir séries
Do que tem saudade: Dos domingos em família
Um sonho: Rodar o mundo viajando
Fernandópolis é: Acolhedora