Quintino e Quirino: “Os Maiores Cantadores de Reis do Brasil”

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Quintino e Quirino: “Os Maiores Cantadores de Reis do Brasil”

Hoje na Série Som da Terra apresentamos a história da dupla sertaneja que conseguiu maior notoriedade ao longo da carreira levando o nome de Fernandópolis para os quatro cantos do país. Com uma forte ligação com as Folias de Reis, Miguel Ferreira de Souza e João Ferreira de Souza, ou simplesmente Quintino e Quirino se tornaram conhecidos em todo país como “Os Maiores Cantadores de Reis do Brasil”.

Como seria inviável tentar relatar minunciosamente o que representam a nível nacional para a música caipira, seria praticamente impossível em algumas páginas, uma forma de apresentar àqueles que não conhecem a dupla e citar os trabalhos profissionais dos também conhecidos como “Irmãos Ferreira”.  A dupla tem sete LPs gravados, diga-se de passagem, nas maiores gravadoras do país, três deles na Continental, três na Chantecler e um na Estúdio 7.

Nascido em 30 de outubro de 1938 e 23 de março de 1937, respectivamente, Quintino e Quirino nasceram na zona rural de Fernandópolis e logo cedo já se mudaram para o Distrito de Brasitânia onde vivem até hoje.

Os dois irmãos são filhos de Quirino Luiz Ferreira e Rita Cândida de Jesus, casal que teve um total de 11 filhos. Com o pai violeiro e a mãe catireira, os dois ainda foram influenciados pelas irmãs que tocavam viola e cantavam e por um irmão que tocava viola.

Por acharem que perturbavam e não querendo incomodar dentro de casa, eles pegavam um cavaquinho e uma viola, escondido do irmão, e iam cantar em cima de um carro de boi que pertencia ao pai.

 A ligação com as Folias de Reis que os consagraria no Brasil inteiro, vem desta época também, pois na região existiam muitas Companhias de Santos Reis que faziam seus giros por toda a região e eles ficavam admirados e encantados com aquele ritmo epifânico que canta o nascimento de Jesus. Foram seguindo as companhias e adquirindo técnica e conhecimento sobre a Profecia Bíblica. E quando ficaram mocinhos, começaram a cantar na ZYR-90, a Rádio Cultura de Fernandópolis-SP.

O primeiro LP foi gravado na gravadora Estúdio 7 como prêmio de 1º lugar de um festival de violeiros que a emissora promoveu em 1963. Dentre 65 duplas, e desacreditados pelo alto nível das duplas participantes, eles foram eleitos a melhor dupla pelos jurados Leôncio e Leonel e gravaram um disco 78 rotações na capital paulista, que foi distribuído em todo o Brasil.

Já na gravadora Continental, eles foram apresentados pela consagrada dupla Vieira e Vieirinha. “Eles conheceram nosso trabalho e disseram que não éramos duplas para pagar para gravar e nos levaram até a Continental. Era uma avaliação bem criteriosa, mas passamos no teste. Aquilo parecia mentira, ficamos muito contentes. Depois disso disseram que se vendessem bem o disco no ano seguinte gravariam outro. Não deu quatro meses, eles nos chamaram novamente”, contou Quintino orgulhoso.

É comum radialistas os intitularem como “Os Maiores Cantadores de Reis do Brasil” e foi com esse slogam que receberam das mãos do Radialista Cumpadi Val de Barretos uma homenagem de reconhecimento pela propagação das Companhias de Santos Reis pelo Brasil afora, pois são ídolos para muitos foliões e devotos.

Essa Homenagem de entrega do Diploma ‘Os Grandes Mestres da Folia de Santos Reis’ ocorreu no dia 25 de setembro de 2005, durante a realização do 4º Encontro de Companhias de Reis em Alberto Moreira, Distrito de Barretos.

Os Irmãos Quintino e Quirino continuam na estrada com sua Companhia de Reis composta por 12 pessoas, onde eles são mestre e contra-mestre, respectivamente. São sempre contratados em eventos ligados à tradição religiosa e também marcam presença onde tem viola. Já se apresentaram por várias vezes no excelente programa Viola Minha Viola na TV Cultura, até então apresentado por Inezita Barroso com a Companhia de Santos Reis.

Além dos shows e das Folias de Reis, os dois hoje se deleitam de uma nova paixão: o rádio. Unindo música ao vivo e informação, a dupla Quintino e Quirino apresenta dois programas de rádios semanais. Às quartas-feiras à noite na Rádio Planalto FM de Guarani D’ Oeste, das 20h às 21h e, aos domingos, do meio dia às 13h na Rádio Alvorada 970 – AM, de Estrela D’ Oeste-SP.