Morre Padre Lamberto, o projetista da Igreja Matriz de Fernandópolis

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Morre Padre Lamberto, o projetista da Igreja Matriz de Fernandópolis

Faleceu aos 102 anos, na cidade de Espírito Santo do Pinhal-SP, o decano dos “Assuncionistas” no Brasil e projetista da Igreja Matriz de Fernandópolis Lamberto Van de Leemput, mais conhecido como Padre Lamberto.

Padre Lamberto, ainda Irmão Lamberto à época, veio para Fernandópolis junto com uma irmandade religiosa chamada de “Assuncionistas”, da Holanda a convite do então Bispo de São José do Rio Preto, Dom Lafayette, em meados de 1947.

Irmão Lamberto era alfaiate na Holanda e um dos responsáveis pelas vestimentas dos Assuncionistas. Suas habilidades, no entanto, iam muito além da costura. Projetou diversas igrejas e conventos a pedido da irmandade e uma dessas obras foi justamente a da Igreja Matriz de Fernandópolis.

À época, enquanto a cidade ainda era dividida em duas vilas, Brasilândia saiu na frente e construiu a Igreja de São Luiz Gonzaga, muito suntuosa para os padrões daquele tempo. Diante da rivalidade que existia entre as duas partes da cidade, os moradores de Vila Pereira queriam uma igreja ainda mais imponente e passaram para Lamberto essa tarefa.

Como havia o misticismo de que a Brasilândia tinha interrompido seu progresso devido a um castigo por ter mudado a igreja de lugar, o irmão holandês teve que projetar a nova igreja sobre a antiga capela da Vila Pereira, tanto que ela começou a ser erguida em 1952, aos seus arredores.

Mesmo sem a formação técnica em engenharia ou arquitetura, a obra projetada por Lamberto é admirada até hoje e sua estrutura é impecável, carregando o estilo romano atrelado a sua experiência holandesa.

“Não sei se vocês sabem, mas o teto da Igreja Matriz não possui um prego sequer, ele é todo feito com encaixes frutos de tecnologia holandesa”, contou a historiadora Rosa Maria de Souza da Costa, mais conhecida como Rosinha, uma das autoras do livro História e Memória da Paróquia Santa Rita de Cássia.

Enquanto as obras transcorriam, Irmão Lamberto foi ordenado Padre e aqui evangelizou de 1955 a 1958, quando deixou a cidade e a obra em vias de ser concluída (a igreja foi inaugurada em 1960).

O novo templo, erguido com a doações de fiéis e rendas obtidas por meio de quermesses, leilões e que até teria motivado o surgimento da Festa das Nações, que depois se transformou em tradição, à época chegou a ser criticada por sua magnitude, afinal era uma vasta construção com uma área de 1542 metros quadrados.

Hoje, porém, o presente arquitetônico que Padre Lamberto deixou para Fernandópolis é um dos cartões postais da cidade.