Plataforma online auxilia caminhoneiros, evita desperdício de tempo

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Plataforma online auxilia caminhoneiros, evita desperdício de tempo

Atualmente, estima-se que o modal rodoviário tenha ao menos 40% de seus caminhões circulando completamente vazios pelo Brasil, e outros 30% com espaço ocioso nas unidades. A favor de priorizar a agilidade logística e oferecer maior rentabilização ao profissional autônomo, a Sontra Cargo (http://www.sontracargo.com.br) entrou em operação no primeiro semestre de 2014 com um modelo gratuito, e hoje processa mais de R$ 100 milhões mensais em fretes aos caminhoneiros.

Para Federico Vega, presidente da empresa, a principal meta da Sontra Cargo é ajudar o mercado logístico rodoviário brasileiro por meio da otimização espacial, se consolidando como principal plataforma para transporte de cargas no país até 2018. “Hoje, 65% do PIB passa pelos quase dois milhões de quilômetros em rodovias ao longo do país. Por isso, acreditamos ter uma grande oportunidade para auxiliar este setor a aperfeiçoar seus resultados, trazendo maiores benefícios e lucros a todas as partes envolvidas. Só em 2013 o faturamento de caminhoneiros autônomos atingiu a marca de R$ 80 milhões, uma cifra que pode facilmente ultrapassar os três dígitos com um processo que torne o trabalho menos ocioso”, acredita Vega.

Ao permitir que transportadoras e empresas façam uso desta capacidade extra, a empresa permite de um lado entregas em um prazo mais curto, além de ajudar a cortar emissões de CO2 no meio-ambiente. Pelo lado do caminhoneiro, a Sontra Cargo tem a proposta de abranger todo tipo de perfil entre os profissionais autônomos, disponibilizando suas soluções em diferentes ambientes como a própria plataforma web, além de aplicativos para Android, iOS e Windows Phone. Para aparelhos de telefonia sem celular que não contam com internet, ou que apresentem dificuldades com sinal de dados, a empresa oferece uma opção por meio de SMS.

Com o uso de um conjunto de algaritmos, a ferramenta, livre de custos para ambas as partes, funciona como uma espécie loja virtual, onde todos os fretes ficam disponíveis aos caminhoneiros, demonstrando valores e tarifas daquele serviço. Após o contato inicial, são realizados os trâmites necessários de segurança, e durante todo o processo de transporte, a carga pode ser acompanhada em tempo real durante todo o trajeto, como percurso escolhido, pedágios e detalhamento do valor. Atualmente, a Sontra Cargo possui em seu banco de dados aproximadamente 20 mil transportadoras e 100 mil caminhoneiros cadastrados.

Segundo o executivo, todo o trabalho é possível devido à tecnologia, principal aliada da empresa. “Além de contar com um sistema que permite a integração de diferentes tipos e portes de profissionais e empresas, conseguimos também oferecer toda a consultoria necessária para obtenção de menores custos operacionais e margens mais largas às transportadoras”, acredita.