A natação nos últimos anos vem ganhando cada vez mais adeptos em virtude dos seus inúmeros benefícios. O esporte envolve “do mamando ao caducando”, no sentido mais puro da expressão popular, já que o esporte vem sendo utilizado com bebês de até um ano para desenvolvimento e maturação do cérebro e com idosos para melhorar a atividade cerebral e coordenação motora, por exemplo.
A natação melhora a capacidade circulatória e cardiorrespiratória, desenvolve os músculos, dá flexibilidade e resistência, melhora o equilíbrio e a coordenação motora, ajuda no controle dos níveis de açúcar e colesterol, auxilia na redução da gordura e ainda auxilia no combate a doenças como asma, por exemplo.
Com tantos benefícios em uma única atividade, a natação ser tornou popularmente conhecida como o esporte mais completo do planeta.
“A natação ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, na parte respiratória, na socialização entre os alunos, na recuperação de alguns problemas posturais, como a hipercifose, além de relaxar a mente e fortalecer toda musculatura não tendo perigo de lesões, pois não há impacto durante sua prática”, contou a professora de natação Márcia Irene Oliveira.
Segundo ela, os benefícios são vistos na prática constantemente. “Temos o caso de um aluno que tinha hipercifose leve e se recuperou, pois o nado livre e principalmente o nado costa deixa a coluna ereta e trabalha bastante a musculatura paravertebral”, contou a professora que dá aulas na Clínica Reabilitari.
Acessórios especiais
Como toda e qualquer atividade física, a natação deve ser praticada sob orientação do professor de Educação Física. A frequência vai variar segundo o objetivo e idade do praticante para a prática é recomendada o uso de alguns utensílios. Confira quais são eles:
Maiô ou sunga
Nadadores de ponta utilizam bermuda ou macaquinho (mulheres) de um material especialmente elaborado para repelir a água e evitar o atrito. Há marcas, designes e modelos variados dependendo da preferência de quem vai usar.
Óculos
devem ser adequados à moldura do rosto e servem para proteger os olhos do cloro e facilitar a visibilidade.
Touca
Além de proteger o cabelo evita os fios nos olhos, o que dificulta à visão e evita também a queda de fios na água.
Protetor de ouvidos
Alguns nadadores têm problemas com a entrada de água nos ouvidos e nesse caso é recomendada a utilização do protetor auricular.