O suor escorre pela face e se espalha por todo o corpo. O cansaço toma conta das pernas e pés e a distância parece não ter fim. Mas, o prazer de sentir o vento no rosto e apreciar a paisagem, respirar o ar puro e ainda gastar muitas calorias em pouco tempo, têm feito da corrida uma das principais escolhas dos novos atletas em todo Brasil.
Por ser uma atividade fácil que pode se praticada em qualquer lugar e uma das atividades que mais contribui com a perda de peso, a corrida tem sido a escolha preferida de homens e mulheres das mais variadas idades, afinal, para correr bastam apenas duas coisas: um bom tênis e força de vontade.
“Sempre indico a corrida aos meus alunos nos procedimentos de perda de peso. Em nossa linguagem chamamos de cardio, que é uma forma de perda de calorias de uma forma que agrada sempre a maioria, seja na esteira ou em praças públicas. No entanto, é preciso o auxílio de um educador físico para orientar a dosagem correta da corrida para não incorrer em lesões, principalmente as musculares por excesso de exercício físico”, destacou o personal trainner Eduardo Saraiva, o Duzão.
A corrida na história
Diz a lenda que no ano 490 a.C um grego teria tido a incumbência de levar até Atenas a notícia de que os gregos haviam vencido os persas na batalha de Maratona. Para isso ele teria corrido 35km e, ao dar a notícia teria caído no chão, já morto. Mas, isso é apenas uma lenda, sem indícios históricos de que tenha realmente ocorrido, mas é fato que essa lenda impulsionou a entrada da prova de maratona já na primeira edição dos Jogos Olímpicos modernos em 1896.