Fernandopolenses vão pagar até 61,56% em impostos para “pular fogueira”

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Fernandopolenses vão pagar até 61,56% em impostos para  “pular fogueira”

As festas juninas deste ano vão pesar no bolso do consumidor. Os preços dos produtos comumente associados à data festiva são altamente impactados pelos impostos e “pular fogueira” vai acabar saindo mais caro em 2015.

De acordo com um levantamento feito pela ACSP - Associação Comercial de São Paulo –, o tradicional quentão e os fogos de artifício lideram a lista dos produtos mais tributados das festas juninas: 61,56% do preço final dos produtos são só de impostos.

E não para por aí. Para quem gosta de tomar um vinho quente para comemorar as festividades de São João, o sabor vai ser de ressaca. Mais da metade do preço da bebida (54,73%) é puramente tributação.

E se beber sem pagar caro não será fácil, montar uma mesa apetitosa e com quitutes de qualidade também será um problema. Os preços do amendoim, da canjica e da pipoca, por exemplo, são compostos em mais de um terço por impostos - 36,54%, 35,38% e 34,99%, respectivamente.

O pinhão, por sua vez, é tributado em 24,07% - tendo sido o menos taxado entre os itens da pesquisa.

E o problema não está apenas na comida e na bebida. Ainda de acordo com o levantamento da Associação Comercial de São Paulo, o chapéu de palha, tradicional símbolo dessa época festiva, é tributado em 33,95%. Já o preço da camisa xadrez é composto em 34,67% de impostos.

SENTINDO NA PELE

O problema é tão sério, que para a AVCC – Associação dos Voluntários no Combate ao Câncer -, de Fernandópolis realizar seu tradicional “Arraiá”, foi preciso colocar tudo na ponta do lápis.

“Esse ano tivemos que comprar o amendoim cru e levar para torrar na entidade, pois o amendoim torrado está muito caro. Tivemos ainda que cortar alguns gastos para mantermos a qualidade já tradicional do evento, mas de fato não está sendo fácil. Ainda bem que nós contamos sempre com as doações da população, que ajudam demais, do contrário seria difícil”, contou a presidente da AVCC Candinha Nogueira.

ARRAIÁ

A festa será realizada no dia 4 de julho, na Casa de Portugal, às 20h. A animação ficará por conta da banda “Alto Stillo”, que promete agitar a noite com músicas típicas da época.

Falando em típicas, quentão, chocolate, amendoim, pipoca, bolo e doces serão servidos a vontade no local. Os ingressos custam R$10 e crianças de até sete anos não pagam. Quem quiser reservar uma mesa, pode garantí-la por R$50, com direito a quatro entradas e muitas guloseimas.

Os ingressos podem ser adquiridos na sede da AVCC, que funciona em horário comercial na Rua Paraíba, nº 785, na cidade de Fernandópolis. Mais informações sobre os trabalhos e necessidades da entidade podem ser obtidas pelo telefone (17) 3462 5070.