Todas as ações realizadas pelos seres humanos têm um objetivo em comum, a busca pela felicidade e momentos de prazer. Sendo assim, a maioria encontra em festa e confraternizações oportunidades de reunir amigos e familiares para se divertirem juntos.
No entanto, essa máxima pode ser quebrada quando uma outra atividade desencadeia um sentimento prazeroso, maior ou similar ao que é proporcionado pelas festas corriqueiras de aniversário, casamento ou qualquer outra data marcante.
Para um casal de esportistas fernandopolenses, a prática da corrida é um exemplo de uma atividade quer serve como ponte para a tal felicidade buscada pelos seres humanos. Casados desde 1990, Fátima e Humberto Cáfaro decidiram por comemorar a famosa “Bodas de Prata” com uma Corrida de Rua, atrelada a uma ação social em benefício à AVCC – Associação de Voluntários no Combate ao Câncer.
“Na época em que noivamos pensamos em festa, a minha sogra queria um jantar, mas resolvemos fugir do comum. Durante uma extinta corrida promovida pelo Lions Clube, uma mini-maratona que saia de frente o Sakashita (próximo ao CPP) até a Estação e voltava até a Brasilândia. Eu nem corria na época, apenas dava aulas de ginástica e então me preparei três meses antes para suportar. Ao final, ali próximo à Praça Dr. Fernando Jacob, nós trocamos as alianças e minha cunhada levou champanhe. Enfim, foi um noivado diferente, assim como faremos em comemoração aos 25 anos de casados”, contou Fátima Cáfaro, professora de Educação física e corredora com maior número de títulos por Fernandópolis no esporte.
A Corrida de Rua “Bodas de Prata” será realizada no dia 2 de agosto em um percurso cuja saída será às 9h, saindo de frente a Cemei Antônio Maurício da Silva, na Avenida Getúlio Vargas, contornando duas vezes a avenida e em seu prolongamento, totalizando 5km.
A corrida premiará os três melhores de cada uma das 14 categorias em disputa com troféus, enquanto os demais participantes receberão medalhas. “Nós conseguimos medalhas para todos participantes, e
estamos convidando ainda todas as entidades e clubes de serviço e a população em geral para comparecerem ao evento e fazer sua doação mesmo que não corram. Será uma contribuição valorosa à AVCC, que carece de cerca de 400 litros por semana”, explicou Fátima, que ainda não decidiu como será a comemoração e nem sequer a troca de alianças por conta da preocupação em realizar uma competição bem organizada.
“É uma coisa que nos dá prazer, amamos correr, por isso queremos algo bem feito. Queremos comemorar e ajudar a AVCC confraternizando com amigos, fazendo o que gostamos”, disse ela.
Por outro lado, o marido de Fátima, agropecuarista e coordenador de planejamento da Unicastelo – campus Fernandópolis-, Humberto Cáfaro, afirma que, embora seja uma comemoração, ninguém quer ficar para trás. “Nós temos em comum esse amor pelo esporte e Bodas de Prata é uma coisa que marca a vida da gente, ainda mais fazendo esta ação social, mas depois que dá a largada um quer correr mais do que o outro e, por isso, será muito disputada”, brincou Humberto, lembrando que Fátima sempre corre mais do que ele.
A corrida reunirá 200 participantes que deverão se inscrever por meio do site equilibrioesportes.esp.br, cuja inscrição será de dois litros de leite, entregues momentos antes da largada.