Organizadores anunciam 2ª edição do “Meu Nome é João

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Organizadores anunciam 2ª edição  do “Meu Nome é João

Após um sucesso surpreendente e inesperado, o Festival Cultural “Meu Nome é João” está de volta. De produção independente, de dois jovens da cidade, o jornalista Gustavo Pagnan (Jesus) e o designer Luigui Delyer, a 2ª edição do Festival já teve data e local definidos para ser realizada: 14 e 15 de agosto no Shopping Center Fernandópolis, igualmente em 2014, em sua primeira edição, cujo público que passou pelas dependências do Shopping foi de mais de 3.000 pessoas, segundo Gustavo Jesus. “Foi algo que realmente superou tudo o que esperávamos, tanto em número de participantes e público, quanto em qualidade. O evento como um todo foi muito elogiado pelo efeito direto, de dar oportunidade de artistas locais se apresentarem como indiretamente com comerciantes do Shopping que ficaram satisfeitos com as vendas nos dias do evento”, destacou o organizador.

O “Meu Nome é Jão Festival Cultural” tem como por objetivo estimular a produção e divulgar os artistas de Fernandópolis e região. O evento conta com apresentações de música, teatro, dança, literatura, artesanato, exposições e artes em geral, com todas as vertentes contando prioritariamente com integrantes da cidade. O Festival foi formulado pela carência da promoção desses artistas, e também pela falta de eventos que disseminem a cultura alternativa e suas vertentes, que a cada ano tem saído das grandes cidades e se enraizado em municípios de médio e pequeno porte, como é, majoritariamente, o caso de nossa região. Além de promover a integração entre os participantes, o “Meu Nome é Jão Festival Cultural” também tem por objetivo enfatizar a importância de se levar cultura às pessoas.

“Dada a expressiva produção cultural dos mais diversos seguimentos nos últimos anos em Fernandópolis, o “Meu Nome é Jão” surgiu para dar visibilidade aos artistas locais, oferecendo-lhes a oportunidades de adquirir experiência nos palcos e na apresentação para grandes públicos, estimulando assim a produção independente em todos as vertentes da arte”, lembrou Luigui Delyer.

Embora a 2ª edição, até o momento, esteja sendo preparada nos mesmos moldes de 2014, o que pode ser considerada uma novidade é o próprio fato do evento ter sido confirmado para 2015, dado a escassez de eventos com este viés. Praticamente sem patrocinadores, o Festival contou apenas com apoio da Prefeitura e da Secretaria Estadual de Turismo, graças à intervenção de Fabrício Falquette, presidente do diretório local do PMDB. Ainda assim, ainda com certa cautela, Gustavo Jesus confirmou o desejo em trazer uma banda brasileira renomada para o evento. “É difícil falar algo e gerar expectativa no público, mas dada a notoriedade que o evento ganhou, queremos retribuir de alguma forma melhorando o “Meu Nome é Jão”. Mas para isso, claro, precisaremos de patrocinadores. Na primeira edição foi bem mais difícil pois era algo desconhecido e, agora, muitos já enxergaram a grandeza que o festival tem e

estamos otimistas. Se tudo correr como desejamos teremos um grande show para abrilhantar ainda mais o Festival”, disse o jornalista.

Por meio do site www.somostodosjao.com.br, os talentos da cidade já podem se inscrever para se apresentar no palco do “Meu Nome é Jão”. Basta acessar e preencher o formulário. As inscrições para bandas devem ser feitas até o dia 30 de junho e para as demais atrações até 31 de julho.

Com cerca de 50 horas de conteúdo o Meu Nome é Jão Festival Cultural já é considerado por muitos o maior festival de artistas independentes da história da cidade. Entre as atrações do evento, dois palcos serão montados para a apresentação de diversas atrações musicais. Nesses palcos, gêneros como o rap, rock, pop, reggae, sertanejo e outros estarão presentes, agradando assim a todos os públicos e dando oportunidades para artistas de todos os estilos se apresentarem.

Além das atrações musicais, o evento também contará com dança, literatura, graffiti, pintura, fotografia e artesanato. A entrada para todos os espaços do festival será franca e liberada para toda as idades.