E.E Fernando Barbosa Lima: prioridade à frequência escolar que dá resultados

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

E.E Fernando Barbosa Lima: prioridade à frequência escolar que dá resultados

Para garantir o aprendizado de um aluno, antes de dispor de um ensino de qualidade é preciso que ele esteja em sala aula. O raciocínio é lógico no que tange à prioridade de cada instituição de ensino, ou seja, se a frequência escolar dos alunos é baixa e a escola não faz nada para mudar essa realidade, de pouco adianta contar com um corpo docente qualificado.

Na E.E Fernando Barbosa Lima a ideia é dar um passo de cada vez, logo, na pirâmide de prioridades o esforço em garantir o aluno em sala de aula está sempre no topo, estratégia que tem surtido resultado, especificamente dos últimos 10 anos.

Desde 2005 a equipe gestora tem abraçado a postura de atentar-se individualmente a cada aluno para que o mesmo frequente a escola todos os dias, pois segundo a própria diretora da escola Carmem  Maria Ruiz Tozzo, “se o aluno vem todos os dias, a aprendizagem acontece”.

Segundo a diretora, que completou um ano na direção da escola no último mês de janeiro, a escola possui duas particularidades que tem surtido resultados mensuráveis. “Nosso diferencial é em cima da frequência do aluno. Todos os dias pela manhã, a equipe gestora e os coordenadores passam na sala de aula cumprimentando os alunos, já fazem a chamada e identificam os faltosos, para ligar na casa, saber se passou mal... Quando passa mal na escola nós damos assistência e suprimos a necessidade dos pais que saem para trabalhar. Outro ponto fundamental de destaque em nossa Escola é que todos os dias ou o diretor ou o vice espera os alunos na entrada. Meu horário de entrada é 7h, mas 6h40 já estou lá no portão esperando por eles. Como é um bairro mais humilde, que como em qualquer outro tem problemas com drogas, os pais se sentem mais seguros ao deixar os filhos na escola. Veem o diretor na entrada e sabem que os filhos estão bem cuidados. Esta sequência de fatos é que faz a aprendizagem acontecer”, concluiu Carmem.

E todo este esforço por parte da equipe gestora e dos próprios professores que esperam os alunos na fila já no primeiro sinal, nos três períodos do dia, já tem tido benefícios visíveis como melhora na participação dos pais, em reuniões e acompanhamento da vida estudantil do filho de maneira geral, diminuição na evasão escolar e conquistas positivas pessoais e coletivas na história da Escola. “Há alguns anos, a Escola vinha tendo muitos problemas com evasão escolar e baixa frequência de alguns alunos. Os alunos não eram motivados a vir para escola, mas fomos fazendo um trabalho de formiguinha, tornando a escola um local agradável, e com a diminuição na evasão e na baixa frequência melhoramos a aprendizagem, que pode ser comprovada com os resultados no Enem e no Saresp, por exemplo”, argumentou a diretora.

Em 2012 e 2013 a escola ficou entre as oito mais bem pontuadas no Saresp - Avalição permite monitorar avanços da educação básica no Estado e orientar novas políticas voltadas para melhorias no ensino- com pontuação de 50.74%. Em 2014 nos anos iniciais – do 2º ao 6º ano – a E.E Fernando Barbosa Lima atingiu 120% da meta estabelecida, nos anos finais  - do 6º ao 9º ano – atingiu 50.74%. Já no ensino médio a escola também atingiu 120% da meta estabelecida pela Secretaria Estadual da Educação.

 Já no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio-, os bons resultados podem ser comprovados pelos esforços tanto da aluna Glenda Camila Rodrigues de Oliveira Costa quanto do aluno Lucas Fernando Cunha. Ambos estão cursando faculdade com 100% de bolsa de estudos conquistadas via ProUni – Programa Universidade para Todos -, que seleciona os estudantes com as melhores notas no Enem em universidades particulares.

Glenda conseguiu 600 pontos na redação e atualmente está cursando Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário de Votuporanga (UNIFEV). Já Lucas, que passou em 1º lugar no Vestibulinho da Etec em 2010, hoje estuda Matemática na Ibilse – Unesp, em São José do Rio Preto.

Senão bastasse os dois diferenciais da escola, citados pela diretora, o projeto do Professor Mediador e os projetos desenvolvidos com o Programa Escola da Família também tem atuado paralelamente no desenvolvimento pedagógico dos alunos. “Desde 2010 temos o professor mediador que conversa com os alunos em casos de ‘briguinhas’, indisciplina em geral, pontua o problema, dá uma devolutiva aos professores, conversa com os pais e tem melhorado o desempenho dos alunos diminuindo esses casos isolados de indisciplina. Já no Escola da Família, são desenvolvidos vários projetos, por exemplo, o de aulas de Boxe e de Jiu Jitsu que também colabora positivamente com a disciplina dos alunos”, comentou Carmem Tozzo.

No Programa Estadual desenvolvido aos finais de semana, podem ser destacadas as seguintes atividades: Biblioteca Volante – escola conta com mais de 10 mil títulos -, Boxe e Jiu Jitsu, Jogos recreativos, Do lixo ao luxo, Pebolin, Pintura em Tecido, Futsal, Tatuagem de Henna, Tênis de Mesa, Unha Artística, Comunidade Leitora, Salão de Beleza e Padaria Artesanal.

Já a E.E Fernando Barbosa Lima, em si, desenvolve vários outros projetos além da Mediação Escolar Comunitária, já destacada (professor mediador), como com a Sala de Leitura, Prevenção Também se Ensina – cujo objetivo é a promoção da cidadania saudável e a redução da vulnerabilidade da comunidade escolar à gravidez na adolescência, ao uso indevido de drogas e a DST/Aids-, Sarau de Poesias, Teatro de Leitores, Xadrez, Lazer ao Aprender, Feira de Ciências, Projeto Jornal, Comunidade Presente, Geometria Espacial e Festival Cultural.

E todo este aporte pedagógico também tem resultado em conquistas individuais que ano a ano preenchem a galeria da E.E Fernando Barbosa Lima. No último ano, Kevyn Vidalle Fornazare, do 4º ano, venceu o Concurso Literário Regional Estudantil – Letras de Encontro -  com o poema “Famílias, um presente de Deus”. Já a aluna Nicolly Cristina Fioque também levou o primeiro prêmio com seu poema  “Minha família é assim”.

O ano de 2014 também foi marcado por uma outra conquista não menos expressiva. A Escola ficou com a segunda colocação em uma das atividades desenvolvidas com o Projeto da Cervbrasil (Associação Brasileira da Indústria da Cerveja) e levou um prêmio de R$ 4 mil.

Na categoria  “Ações Culturais” a Escola Fernando Barbosa Lima realizou a “Balada sem Álcool – Diversão Garantida”, com um grupo de alunos coordenado pela professora mediadora Eleusa  Zanqueta. A Balada sem Álcool reuniu alunos do 6º ano ao 3º colegial que organizaram uma ação social com a arrecadação de alimentos que foram doados a três famílias carentes do Bairro Jardim Araguaia. O evento perdurou das 19h30 às 22h com muita música, animação e claro, sem álcool.

Fundada em janeiro de 1983, a E.E Fernando Barbosa Lima conta com 18 salas de aula e 441 alunos, tanto do Bairro Jardim Araguaia quanto dos bairros Alto das Paineiras, Terra das Paineiras, Cecap, Jardim Paraíso, Wilfredo Narazeth e Residencial São Francisco.

 

PROFISSIONAL DE SUCESSO

Sócio-proprietário do Restaurante Puro Sabor, estabelecido na Avenida dos Arnaldos (4), Márcio Bortolotti foi aluno da E.E Fernando Barbosa Lima entre os anos de 1984 a 1990, da 1ª a 8ª série. Segundo ele, o clima de acolhimento sempre existiu entre os professores e diretores. “Era uma escola comum, como qualquer outra, não tinha nada tão complicado nem nada muito fácil. Me lembro da professora Sueli, da Margarida, da diretora dona Odete que sempre procuravam estar próximas dos alunos. Naquela época a escola era bem presente na vida do aluno, tanto que além de cuidar da nossa saúde bucal, passavam até remédio contra piolhos nas nossas cabeças”, contou.

Márcio lembrou ainda das atividades extracurriculares que existiam em período alternado, por meio do antigo Profic. “Após as aulas no período matutino nós voltávamos para a escola onde eram desenvolvidas várias atividades cujo intuito era proporcionar algo na escola para criança enquanto os pais estavam trabalhando. Lá aprendi a bordar e até fazer tapete com tampinhas”, afirmou ele, que chegou a se formar em Tecnologia de produção sucroalcooleira pela FEF – Fundação Educacional de Fernandópolis.