E.E Afonso Cáfaro: ousadia e paixão a favor de uma educação diferenciada

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

E.E Afonso Cáfaro: ousadia e paixão a favor de uma educação diferenciada

“O projeto é tudo aquilo que sonhei como educadora, que sonhei para mim, para o meu filho, aquilo que eu queria como educadora e que eu imagino e acredito que seja o correto para a educação”. Foi com estas palavras, e nesta ordem que a diretora da Escola Estadual Afonso Cáfaro, Adriana Rabello da Silva Cassadante, descreveu o Programa Ensino Integral, implantado na instituição de ensino em 2013. Mas, nem mesmo reportando com fidelidade o depoimento seria possível transmitir com veracidade o momento em que Adriana começou a falar sobre a estratégia educacional uma vez que a emoção abarcada pelas lágrimas nos olhos e a voz embargada tomou conta de suas palavras.

Logo de início, este momento da entrevista já foi a prova de quão apaixonada pela educação é a diretora da escola e, como ela mesma diz, “é muito coruja”. E este espírito de paixão pelo novo e a ousadia em buscar e implantar um Programa de ensino integral na E.E Afonso Cáfaro também contagia pais e professores da escola, que já comemoram o sucesso no terceiro ano da implantação, bem como dos alunos que já começam a se destacar com premiações expressivas.

Desde o dia 18 de fevereiro de 2013 a escola passou a funcionar em período integral, sendo a segunda da região de São José do Rio Preto neste modelo criado pela atual Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Porém, acima de tudo, a escola se tornou pioneira na região em adotar o ensino integral híbrido, ou seja, o horário estendido com disciplinas diferenciadas abrange não apenas os alunos do ensino fundamental como também do médio. E foi essa ousadia, que se tornou identidade (quase um sobrenome) da escola, que faz dela uma das duas únicas em todo estado - ao lado da E.E Auto de Pinheiros, em Araraquara – a implantar a metodologia pioneira, cujo foco é a formação de cidadãos autônomos, solidários e competentes, com conhecimento, valores e habilidades dirigidas ao pleno desenvolvimento da pessoa humana e seu preparo para o exercício da cidadania, mediante conteúdo pedagógico, método didático e gestão curricular e administrativa individuais.

“Este programa (Ensino Integral) foi criado em 2012  e testado com 16 escolas. Como o resultado foi bom, abriu-se inscrições para outras escolas. Nós fomos convidados para conhecer o projeto em Rio Preto e, ao lado de outras 78 escolas, nos inscrevemos. Trouxemos a proposta, passou pelo conselho da escola, pela aprovação dos pais, apresentamos as vantagens para os alunos e então surgiu um questionamento. Como a escola é muito tradicional, alguns pais sugeriram que houvesse o ensino integral também para o ensino médio, já que seus filhos estavam na escola desde a 1ª série (quando ainda existia) e, agora que chegara um projeto tão inovador e de qualidade, eles não desfrutariam dele. Foi aí que levamos a proposta para a Diretoria de Ensino que entrou em contato com a Secretaria Estadual e conseguimos implantar o programa com todos os alunos, de forma híbrida, que foi a melhor palavra que encontramos para descrever o método pioneiro”, contou Adriana, ainda emocionada.

Fundada no dia 16 de fevereiro de 1957, a E.E Afonso Cáfaro conta atualmente com 607 alunos, divididos em 20 salas (10 em período integral e 10 no período noturno). Os alunos do período integral ficam na escola por 9h (das 7h às 16h) e contam com quatro refeições (às 7h, às 9h, às 12h e às 15h). Os pupilos têm ainda à disposição disciplinas extras, trabalhadas de forma simultânea, mescladas com as disciplinas corriqueiras da grade escolar, o que é possibilitado ainda pelo fato dos professores serem contratados por 40h semanais, ficando à disposição da escola também em período integral beneficiando à educação com a carga horária multidisciplinar ou de gestão especializada. As disciplinas extras já citadas são: Projeto de Vida - documento elaborado pelo aluno, que expressa metas e define prazos, com vistas à responsabilidade social e responsabilidade institucional em relação à Escola Estadual de Ensino Integral-,  Protagonismo Juvenil -  processo atitudinal pelo qual os alunos, sob orientação dos professores, assumem progressivamente a gestão de seus conhecimentos e de sua aprendizagem, como responsabilidade individual, social e institucional em relação à Escola Estadual de Ensino Integral-, Clube Juvenil -  grupos temáticos, criados e organizados pelos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio de Ensino Integral, incluindo-se entre as atividades de protagonismo e empreendedorismo juvenis-, Tutorias - ( Professor Tutor) processos didáticos pedagógicos destinados a acompanhar, orientar e proporcionar atividades de recuperação, se necessário às atividades escolares do aluno e ao desenvolvimento de seu projeto de vida-, Eletivas - organizadas semestralmente, são propostas e elaboradas por professores de disciplinas distintas, tendo tema de livre escolha, dessa forma torne-se um espaço privilegiado de experimentação interdisciplinaridade e aprofundamento dos estudos; o aluno se inscreve na eletiva de seu interesse - Preparação acadêmica, Preparação para o mundo do Trabalho (ensino médio) e, por fim, Orientação de Estudos -  momento onde o aluno entra em contato com as várias estratégias e procedimentos para aprender a estudar. Não pode ser confundido com o horário de fazer tarefa.

Embora os especialistas em educação afirmem que um método implantado somente possa ter seus resultados realmente percebidos após 10 anos, na E.E Afonso Cáfaro, talvez pela paixão dos educadores e dos próprios alunos que já parecem contagiados com o modelo, os resultados positivos já começam a surgir. Durante toda esta semana dois alunos da Cáfaro apresentaram um trabalho inovador (quiçá ousado) na Febrace – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, na capital paulista. A participação na Feira foi uma das premiações que Jessé Pinato de Castro e Lucas Thiago Pereira, ambos da 3ª série do ensino médio receberam por terem conquistado o 2º lugar na MOP – Mostra Paulista de Ciências e Engenharia São Paulo, realizada no ano passado com o projeto intitulado “Um salto para o futuro - Introdução de insetos na alimentação humana”, cujo objetivo é introduzir gafanhotos na merenda escolar devido ao alto teor de proteínas presentes na farinha feita do inseto.

Quem também foi premiado pela Secretaria Estadual da Educação foi o aluno do 9º ano Leandro Leomar Borges Rastelli, que ficou na 5ª colocação. Seu projeto, também inovador, chama-se “Comigo ninguém pode, muito menos a Dengue!” e é fundamentado em um repelente sustentável para combate das larvas Aedes aegypti, transmissor da doença, por meio de pesquisas e testes com o extrato da planta Dieffenbachia picta schott, popularmente conhecida como “Comigo ninguém pode”. O trabalho, que despertou atenção da USP - Universidade de São Paulo e do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), de Campinas, também será apresentado na Mostratec – Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia, na cidade de Novo Hamburgo – RS em setembro deste ano, juntamente com o projeto dos alunos Jessé e Lucas.

As premissas básicas do Programa de Ensino Integral são a excelência de gestão, currículo integralizado, com matriz flexível e diversificada, regime de dedicação plena e integral e infraestrutura diferenciada, com laboratórios de Química/Biologia, Matemática/Física, sala de leitura, sala interativa, lousa digital em todas as salas com netbooks e armários individuais para os alunos.

Não menos importantes, várias outras conquistas poderiam ser destacadas, porém demandaria um espaço de várias páginas de um jornal. A E.E Cáfaro, além do renome esportivo, conta com premiados em concursos internacionais de redação, de literatura, nas olimpíadas brasileiras de Língua Portuguesa, de Matemática, de Física e de Astronomia e Astronáutica dentre outros concursos cujos resultados e participação em massa comprovam toda a paixão e, claro, ousadia, da E.E Afonso Cáfaro em buscar um ensino de excelência a curto e longo prazo, contribuindo acima de tudo com a sociedade. “Conseguir transformar alunos em pessoas de sucesso através do nosso trabalho é maravilhoso”, concluiu a diretora Adriana, educadora na Cáfaro desde 2002.

 

PROFISSIONAL DE SUCESSO

Formado pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco, Rodnei Sebastião Dutra Hernandes, é o atual comandante da 1ª Companhia de Policiamento do 16º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Fernandópolis. Da pré-escola à 8ª série, nos anos de 1980 a 1988, ele foi estudante da E.E Afonso Cáfaro, em uma época em que desfrutou dos ensinamentos de professores como Clívia (pré-escola), Tomiko (1ª série), Mitiko (2ª série), Rita (3ª e 4ª), além do time de qualidade formado por Odete (Ciências), Antônio (História), Cleonice e Leodeni (Matemática) Amelinha (Língua Portuguesa) e Deisi Cantarela (Geografia).

Segundo ele, a principal característica da escola à época e que influencia até hoje em sua área de atuação era justamente a forma de educar. “Os professores eram todos muito bons e acima de tudo, além e educadores, eram disciplinadores. Tinha regularidade no ensino, fixação dos professores e havia um respeito maior entre aluno e professor, cantávamos o hino, fazíamos fila, organizávamos a semana da pátria... A professora era senhora e o professor era senhor”, contou Dutra, à época chamado apenas de Rodnei.

O profissional de sucesso destacado hoje em nossa série atua em Fernandópolis como policial militar desde 1996 e no início de 2015 assumiu o comando da 1ª Companhia.