Grupo de pais existe desde 2012 e programa de gestão participativa é destaque entre as escolas já que o engajamento dos pais se tornou exemp
Indubitavelmente qualquer diretor de escola sonha ver uma reunião de pais e mestres com a participação efetiva da comunidade. No entanto, na prática a realidade das escolas em todo país é bem diferente, e o desinteresse de pais pela educação dos filhos é visível quando nestes encontros bimestrais as salas ficam quase vazias com uma minoria de pais que comparecem à escola.
Estabelecida no Bairro Albino Mininele, a escola também já sofreu com esse fator negativo, mas desde 2012 tem mudado esse paradigma com a criação de um grupo de pais que tem funcionado na prática, chamando à atenção de outros gestores escolares em Fernandópolis.
“Em dezembro de 2011 realizamos uma reunião costumeira de avaliação institucional da educação para elencar o que foi positivo e negativo no ano. E um dos problemas era a não participação dos pais na educação dos filhos. Havia muita discriminação da própria comunidade em relação a escola e, alguns pais que tinham condições, levavam os filhos para outras escolas no centro da cidade. Apresentamos a ideia de criar um grupo de pais e todos apoiaram. Desde 2012 o grupo existe colocando em prática o programa de Gestão Participativa”, contou o diretor da escola Roberto Alves Gomes, que dirige a E.E José Belúcio desde agosto de 2011.
Timidamente, o grupo de pais “Mãos Dadas” – cuja frase temática é “A escola e a comunidade unidas constroem uma educação fortalecida”- começou com apenas 10 pais e hoje, três anos depois, já conta com aproximadamente 40 pais que se reúnem mensalmente, via de regra, além as reuniões de pais e mestres bimestrais, que contam com cerca de 200 pais, e em eventos como o “Noite da Família na Escola” realizado em maio (dia das mães) e em agosto (dia dos pais).
“O objetivo é de compartilhar responsabilidades entre a família e a escola no que diz respeito da educação dos filhos, nossos alunos. O foco é a formação dos pais, para entenderem o que é responsabilidade dos pais e o que é responsabilidade da escola. São como gestores de educação, opinam, criam projetos e participam de todas as ações da escola. Têm total liberdade para isso”, argumentou o diretor lembrando que o grupo tem agregado novos pais a cada dia.
Embora ainda seja cedo para fazer qualquer tipo de comparação, os resultados começaram a surgir amiúde. Além do grupo ter ganhado novos membros também pelas parcerias com a EMEF José Zantedeschi, UBS, Conselho Tutelar que realiza visitas nas casas de alunos em estado de vulnerabilidade e problema de disciplina, a escola comemorou em 2014 a aprovação do aluno Evandro Florindo dos Santos no curso de Química da UNESP de Presidente Prudente. “Aos poucos estamos conseguindo conscientizar os alunos de dar continuidade no estudo pós-ensino médio, prestando o Enem, galgando bolsas de estudos e vagas em universidades. A expectativa para 2015 é muito grande neste sentido”, apontou Roberto.
Outro fator que ratifica a eficiência da gestão participativa é a premiação 2013, com a classificação da Escola como Referência Regional em Gestão Escolar no concurso Prêmio Gestão Escolar realizado pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Já em 2014 o trabalho do Grupo de Pais “Mãos Dadas” – Referência em Gestão Participava voltada para a qualidade educacional, foi apresentado no Seminário em Serra Negra na oportunidade em que a E.E José Belúcio representou a Diretoria de Ensino de Fernandópolis, que abrange outros 11 municípios.
Além do aumento na participação e alunos no Enem, no Saresp, que avalia os avanços da educação básica paulista, a Escola conseguiu atingir a meta de 120% com os alunos do ensino médio em 2014.
Por fim, os bons resultados do grupo de pais “Mãos Dadas” também influenciou a criação do grupo de alunos “Jovens em Ação”, em 2014, que funciona como um “grêmio mais fortalecido, segundo o diretor Roberto Alves Gomes.
Além da eficiência e consolidação verdadeiramente da gestão participativa, outra peculiaridade da escola foi a implantação pioneira em Fernandópolis do ensino em tempo integral para o ensino fundamental. “O projeto de Escola de Tempo Integral – anos finais (6º ao 9º ano)-, tem uma metodologia diferenciada nas oficinas curriculares, focando a responsabilização dos alunos para com seus estudos, desenvolvendo a metodologia docente interativa, no qual o professor é o mediador e o aluno o protagonista das situações de aprendizagem. Essa conquista foi muito comemorada na comunidade já que a maioria dos pais sai para trabalhar pela manhã e retorna só à tarde”, frisou Roberto.
Fundada em 26 de janeiro de 1987, a E.E José Belúcio conta com 15 salas de aula, com 442 alunos, 221 no ensino fundamental e 181 no ensino médio. A principal conquista de 2014 foi a premiação em primeiro lugar da aluna Bianca Batista Regassini no Concurso de Redação da TV Tem, na categoria Crônica.
Paralelo aos programas de grupos de pais e alunos, a escola também desenvolve os Programas “Mais Educação” – Desenvolvimento de projetos de caráter social e cultural integrados com as oficinas curriculares do Projeto de Escola de Tempo Integral, Ensino Médio Inovador –em continuidade das ações voltadas para a melhoria do protagonismo juvenil, fortalecendo a pesquisa e a construção do conhecimento dos alunos nas diversas áreas do conhecimento.
Na visão do diretor Roberto Alves Gomes, a expectativa para este ano é o “bom desenvolvimento de suas ações e projetos, principalmente que os resultados da ação docente em sala de aula possam ser consolidados com um bom resultado na aprendizagem dos alunos, que devem ser constatados na melhoria dos índices educacionais em 2015, bem como a entrega de jovens melhores a sociedade fernandopolense, prontos para serem efetivamente atuantes e responsáveis por aquilo querem, podendo contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária”.