Mais comum que ouvir pessoas divergindo sobre suas preferências em relação ao frio e ao calor é ouvir reclamações quando o assunto é dormir bem no verão. Quando o assunto é uma boa noite de sono, as opiniões se afunilam e convergem no sentido de que o calor não é, nem de longe, uma boa opção para descansar à noite.
Com altas temperaturas, é comum testar as mais variadas e improváveis posições de se deitar a fim de se conseguir manter o sono. No entanto, a transpiração desenfreada e a sensação repugnante da roupa de cama encharcada impossibilitam uma boa noite de sono, consequentemente, influenciando de maneira negativa o dia seguinte, seja trabalhando estudando, praticando alguma atividade ou qualquer outra atribuição diária que venha a ser desenvolvida.
Tendo em vista que 2015 já encaminha a passos largos para entrar para história como o ano mais quente e, que principalmente para os fernandopolenses que têm convivido com a alta temperatura, quase que via de regra sempre na casa dos 35º, CIDADÃO procurou uma profissional qualificada quando o assunto é o descanso vital da mente, que mesmo durante o sono, continua o incessante trabalho para que o corpo esteja renovado no dia seguinte.
Neurologista há 23 anos, Dr. Francisca Goreth M. Moraes Fantini dá dicas para uma boa noite de sono, desmistifica alguns métodos e aponta o que deve ser evitado antes de dormir.
Como dormir bem no calor?
Esta é fácil, (risos). Um bom banho, e um ar condicionado resolve. Mas, há de convir, que com o preço da energia, fica difícil esta dica, desta forma, banho antes de deitar, um climatizador com umidificador (colocar água gelada ), ou ainda um ventilador e vasilhas com água em cada canto do quarto.
Qual a importância de se ter uma boa noite de sono?
Um despertar reparador, com implicação direta no humor, na atenção, na concentração, na consolidação do aprendizado, prevenção para as vertigens idiopáticas, etc.
De que maneira uma noite mal dormida pode influenciar no dia seguinte?
Em tudo, implicações diretas em nosso cotidiano, em nossa saúde física, intelectual ( aprendizado) e mental.
Quais atitudes antes do sono podem contribuir para um descanso de qualidade?
Iniciam-se desde o despertar de cada dia, procurando não passar por cima de nosso relógio biológico, respeitando o nosso ciclo cicardiano, ou seja, levantar da cama no mesmo horário, e deitar no mesmo horário. Dormir à noite, despertar cedinho, sempre. Após almoço evitar uso de bebidas cafeinadas, álcool, ou que contenham mate, energéticos, entre outras.
Qual a melhor posição para dormir? E a pior?
Melhor posição é o decúbito lateral, com corretor cervical (travesseiro adequado, e em um colhão adequado ), ou decúbito dorsal, respeitado a correção na cervical. Pior posição decúbito ventral (barriga para baixo).
Muitos utilizam o álcool como auxílio para uma boa noite de sono. Isso contribui na prática?
Quem faz parte deste grupo, encontra-se no grupo dos ansiosos, devem procurar tratamento neurológico, pois trata-se de uma prática contraindicada.
Ausência de luz ajuda a pegar no sono?
A penumbra (pouca quantidade de luz), ou o quarto escuro, adequa-se melhor para o relaxamento do indivíduo, e é a melhor prática para uma noite reconfortante. Quando escurece, ocorre a liberação da melatonina, que induz a sonolência. Ainda lembrando que há hormônios (importantes para o crescimento, por exemplo) que são produzidos a noite e outros liberados, e o ambiente escuro é o adequado para que isto ocorra.
Existe algum alimento a fim de se evitar antes de dormir?
Sim, evitar alimentações mais pesadas, o jantar deve ser o prato mais leve do dia.
Ler ou assistir Tv?o que é melhor para dormir?
Pelo menos 30 minutos antes de dormir, de preferência. Uma hora, devemos desligar todas as aferências fortes, intensas e negativas aos nossos olhos, tais como: filmes e ou livros de ação, terror, sofrimento, aos jovens e crianças os videogames e bate papos na web, smarts, etc. A melhor para dormir é ouvir uma música suave, orquestrada, em um tom baixinho (e nada de fones nos ouvidos, moçada!).
Dormir e acordar sempre no mesmo horário pode ajudar ou se trata de um mito?
É o ideal, pois regulariza nosso relógio biológico, respeita nosso ciclo cicardiano. É o que todos deveríamos fazer.
Existe uma temperatura ideal para dormir com ar condicionado?
A temperatura ideal é a que precisamos para estarmos confortáveis, sem a necessidade de um edredom para aquecer o frio do ar. Contraditório, o que muitos fazem, tem calor ligam o ar gelado demais, e depois cobre-se com edredom, patético! Assim, o ideal para cada um, permanecer confortável.
Em detrimento das noites mal dormidas, pode se considerar o verão um vilão da mente humana?
Veja bem, desde que eu tenha condições de amenizar o clima do quarto, não diria que o verão seria um vilão, mas se não for possível quebrar dos 26 graus para mais, aí já torna-se um grande problema.
É comum as dores de cabeça aumentarem no verão?
Algumas sim, exemplo a enxaqueca, consequência do calor excessivo, exposição maior ao sol, pouca hidratação, alimentações, etc.
Alimentos que aceleram o metabolismo devem ser evitados durante a noite?
Alguns termogênicos, tais como chá verde, por exemplo sim. Outros como a água, o gengibre, a canela, ômega 3, caminhadas (risos), auxiliarão para uma noite melhor. Por exemplo, deixo uma dica: caminhar 50 minutos ao final do dia, ingerir durante a caminhada água com hortelã, gengibre e limão, após um banho, jantar uma saladinha fresca associada a um grelhado ( preferência por peixes, salmão, frango), e ao dormir, preparar o ambiente do quarto com pouca, e de preferência sem luz, 24 graus em temperatura, e uma musiquinha suave ( sons de água, violino, piano, harpa, violão...), lembrando do colchão, travesseiro para retificar a cervical e decúbito lateral, qualidade perfeita para todos. Bons sonhos...