Fundecitrus inicia censo da citricultura em Fernandópolis

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Fundecitrus inicia censo da citricultura em Fernandópolis

Uma equipe composta por 45 técnicos da Fundecitrus - Fundo de Defesa da Citricultura – iniciou essa semana em Fernandópolis o censo da citricultura, criado para gerar informações confiáveis sobre dimensão da área e conhecer os detalhes da produção de citrus do estado de São Paulo e Triângulo Mineiro, a principal região citrícola do Brasil, responsável pela maior produção de suco de laranja do mundo.

A PES - Pesquisa de Estimativa de Safra -  está utilizando imagens de satélites e pesquisa de campo para determinar o número de árvores, o tamanho e as características das propriedades de citrus. Os dados serão empregados no desenvolvimento de estimativas da safra de laranja.

“A ideia desse trabalho é justamente construir um banco de dados mais atualizado sobre a citricultura. Para isso, estamos indo a todas as propriedades produtoras de citrus e pedindo a autorização ao produtor para adentrar à sua fazenda e realizar os trabalhos. Quando somos autorizados, nossa equipe realiza uma série de procedimentos para estimar a quantidade de árvores que existe dentro da respectiva fazenda, a classificação da idade das plantas e suas variedades”, explicou um dos responsáveis pelo projeto, o pesquisador Vinícius Trombini.

Ainda de acordo com Trombini, esse censo irá abrir um leque de possibilidades para o planejamento da citricultura brasileira. Uma delas, já estruturada, é a estimativa de safra de laranja.

“Quando terminarmos a pesquisa, iremos reunir todos os dados, agrupar as informações por região, preservando assim a identidade do produtor, e divulgá-las de forma com que todo o citricultor ou parte interessada, tenha acesso ao levantamento. É importante salientar que a Fundecitrus não está fazendo levantamento de doenças no pomar, apenas um censo quantitativo. Nossos pesquisadores estarão sempre identificados com crachás da Fundecitrus e se o produtor ainda não se sentir confortável ele poderá entrar no site da Fundecitrus e conferir o nome do pesquisador com sua foto no site”, completou Vinícius Trombini.

ESTIMATIVA

A Fundecitrus e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo estabeleceram acordo para a elaboração de um plano de trabalho conjunto sobre o estabelecimento das metodologias da pesquisa. No mesmo sentido, a SAA tem se voltado para o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, responsável pela realização da estimativa de safra de citrus da Flórida, segundo maior produtor mundial de suco de laranja.

Atualmente governo do estado e indústrias de suco realizam pesquisas de estimativa de safra. O objetivo é obter um índice oficial e unificado que tenha a participação de todos os agentes da cadeia produtiva, com confiabilidade e segurança, que possa contribuir para o fim de especulações de mercado.

A estimativa de safra da PES será feita por amostragem, com árvores sorteadas de acordo com variedade, região e idade. As plantas serão derriçadas, ou seja, terão os frutos colhidos antecipadamente, com autorização do citricultor, que será reembolsado pelos frutos colhidos.

A estimativa oficial de safra será divulgada no mês de maio, com reestimativas em setembro e novembro. A partir de 2016, haverá uma estimativa prévia em fevereiro.

Segundo o presidente do Fundecitrus, Lourival Carmo Mônaco, o retorno deste investimento será altamente benéfico para o setor citrícola que há tempos anseia por informações consolidadas sobre seu tamanho e produtividade.

“A PES dará grande contribuição para o futuro da citricultura que é importante fonte de empregos e contribuição para muitos municípios que têm a cultura como importante componente econômico e social. Este projeto trará melhoria na confiabilidade dos dados essenciais para a citricultura. As informações irão facilitar a decisão sobre quais variedades plantar e aumentar a credibilidade da estimativa de safra, uma vez que deverá ser feita em conjunto por todos os elos do setor, com o endosso dos governos dos principais produtores de citros do mundo. A relação comercial será aprimorada”, concluiu.